Aviões da Força Aérea Mexicana partiram para a Califórnia no sábado (11), transportando 74 funcionários do Exército e da Comissão Nacional de Florestas (CONAFOR) para ajudar nos combates aos incêndios florestais que devastam o sul da Califórnia.
A missão, um esforço de ajuda humanitária, inclui profissionais especializados em combate a incêndios e proteção civil.
Laura Vazquez Alzua, chefe da Coordenação Nacional de Proteção Civil, enfatizou seu compromisso em apoiar a Califórnia.
O Consulado Mexicano em Los Angeles anunciou assistência consular contínua e abrigos para pessoas afetados, independentemente do status de imigração, cidadãos mexicanos ou descendentes na Califórnia, que representam quase 30% da população do estado.
O Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire) agradeceu nas redes sociais a ajuda — local, federal e internacional — que ajudaram a combater os incêndios florestais de Los Angeles na semana passada.
“O CAL FIRE estende nossa sincera gratidão aos departamentos, estados e países extraordinários que se apresentaram para apoiar a Califórnia neste momento de necessidade. Seja por terra, ar ou mar, sua dedicação e esforço foram inestimáveis”, escreveu a agência estadual no sábado.
“Juntos, somos mais fortes”, disse o Cal Fire.
Assim como o México, o Canadá também forneceu ajuda com esforços de combate a incêndios da Califórnia, bem como equipes de Nevada, Arizona, Utah, Colorado, Novo México, Texas, Idaho, Oregon e Washington, de acordo com o Cal Fire.
*Com informações da Reuters