O furacão Milton enfraqueceu ligeiramente na manhã desta quarta-feira (9) sobre as águas do Golfo do México e agora tem ventos de 250 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.
Ao longo do dia, o furacão continuará a perder alguma força, mas se manterá grande ao atingir a Flórida durante a madrugada de quinta-feira (10).
Pelo menos 500 mil casas estão sob risco de inundação
Cerca de 500 mil casas nas áreas metropolitanas de Tampa e Sarasota correm o risco de inundações causadas pelo furacão Milton, de acordo com a empresa de análise CoreLogic.
Essas casas têm um valor combinado de reconstrução de US$ 123 bilhões, estima a CoreLogic. A projeção pressupõe que o furacão Milton atingirá a costa como uma tempestade de categoria 3.
Se ao atingir o solo o furacão se mantiver na categoria 4, a CoreLogic estima que pouco mais de 700 mil casas nas áreas metropolitanas de Tampa e Sarasota estariam em risco de inundações causadas por tempestades, com um valor de reconstrução combinado de US$ 174 bilhões.
“É importante observar que mudanças muito pequenas no local exato do desembarque terão impactos monumentais no impacto financeiro da tempestade”, escreveu Jon Schneyer, diretor de resposta a catástrofes da CoreLogic, em uma atualização.