MiniCircuito de Astronomia ensina ciência de um jeito diferente em Cuiabá


Na próxima segunda-feira (21), Dia de Tiradentes, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece uma programação diferente para quem quer aproveitar o feriado em Cuiabá.

Das 8h às 22h será realizado o MiniCircuito de Astronomia “Descobrindo o Céu de Cuiabá”. O evento, promovido pelo programa de extensão Física na Nuvem, promete um dia inteiro de imersão no universo da ciência, com oficinas, mostras, palestras e a tradicional observação do céu noturno.

O evento oferecerá oficinas gratuitas e visualizações com telescópio. (Fotos; Elvis Lira)

Gratuito e aberto ao público de todas as idades, o circuito tem como principal objetivo tornar o conhecimento científico acessível à comunidade, despertando a curiosidade e o interesse pela ciência, especialmente pela física e astronomia.

Além disso, o evento promove a aproximação entre os acadêmicos do curso de física e a sociedade, por meio da divulgação científica prática e interativa.

Os participantes poderão explorar temas como mecânica, eletricidade, magnetismo, óptica, realidade virtual e astronomia, com atividades pensadas para crianças, jovens e adultos.

As oficinas utilizam experimentos dos próprios laboratórios do Instituto de Física, apresentados pelos estudantes da graduação.

Nas edições anteriores, experiências como a oficina da Garrafa de Leiden ajudaram a ilustrar conceitos como eletrização de forma prática e envolvente. Em 2023, o evento contou com doze oficinas, seis mostras de projetos, sete palestras e duas atrações científicas, além da tão aguardada observação do céu, que reuniu dezenas de pessoas para ver astros e constelações por meio de telescópios. A estimativa é que cerca de mil pessoas tenham participado das atividades no ano passado, número que os organizadores esperam repetir — ou até superar — nesta edição.

A partir das 18h, o público poderá participar da observação do céu noturno, uma das atrações mais esperadas do evento. A atividade acontece com o apoio de telescópios e orientação dos acadêmicos, permitindo que os visitantes observem estrelas, planetas e outros corpos celestes visíveis da capital mato-grossense.

O IX MiniCircuito de Astronomia “Descobrindo o Céu de Cuiabá” reafirma a vocação da UFMT para o ensino, pesquisa e extensão, aproximando o conhecimento acadêmico da sociedade e contribuindo para a popularização da ciência em Mato Grosso.

Serviço:

  • Evento: IX MiniCircuito de Astronomia “Descobrindo o Céu de Cuiabá”
  • Data: 21 de abril de 2025
  • Horário: Das 08h às 22h
    • Oficinas e mostras: das 08h às 18h
    • Observação do céu: das 18h às 22h
  • Local: Blocos Didáticos I e II da UFMT (atrás da Faculdade de Direito)
  • Entrada gratuita
  1. Depois de 9 horas, Pupy sai da caixa e circula pelo recinto em Chapada dos Guimarães

  2. Mais de 300 mil pessoas vivem nas ruas no Brasil



Fonte do Texto

VEJA MAIS

União Europeia diz que quer provas de que Rússia parou ataques na Ucrânia

A União Europeia reagiu com cautela ao anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, sobre o…

Justiça decide que acúmulo de adicionais salariais para militares é proibido

Decisão da Justiça Federal define que militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) não…

Guarujá registra em 6h chuva esperada para abril inteiro, diz Defesa Civil

A cidade do Guarujá, no interior de São Paulo, registrou neste sábado, entre 17h30 e…