Ministério das Mulheres discute falhas no atendimento a Vanessa Ricarte


A equipe do Ministério das Mulheres convocou uma reunião emergencial na manhã deste domingo (16) com delegadas da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) para discutir as falhas no atendimento prestado à jornalista Vanessa Ricarte no dia em que foi morta a facadas pelo ex-noivo, Caio César Nascimento, em Campo Grande.

Reunião geral com representantes do Ministério das Mulheres sobre femicídio de Vanessa Ricarte, em Campo Grande. (Foto: Adriano Fernandes)

Além das delegadas plantonistas da Deam, incluindo a delegada titular, Elaine Benicasa, e a delegada adjunta, Analu Ferraz, também participaram representantes da Guarda Civil Metropolitana; da Defensoria Pública, do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), da secretária-executiva da Mulher, Angélica Fontanari, e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Iacita Azamor. A reunião, composta exclusivamente por mulheres, durou três horas e meia.

“A gente vai sair dessa reunião com vários encaminhamentos. Esse foi o objetivo da nossa visita aqui em Campo Grande, na Casa da Mulher Brasileira, a partir do caso da Vanessa Ricarte. A ministra nos deslocou até aqui hoje para realizarmos uma reunião emergencial e definirmos algumas medidas sobre o atendimento, o fluxo e o funcionamento dos serviços oferecidos. Queremos garantir que a Casa da Mulher Brasileira continue sendo um espaço seguro para que as mulheres denunciem e consigam levar adiante suas denúncias, saindo daqui com a medida protetiva e o apoio da Patrulha Maria da Penha. O objetivo é que todos os serviços funcionem plenamente.”

Graziele Carra Dias, ouvidora do Ministério das Mulheres

A ouvidora destacou ainda que um documento sobre a reunião será enviado à ministra Cida Gonçalves.

Sobre o atendimento prestado a Vanessa Ricarte, Graziele afirmou que receberam um relatório das investigações, que ainda não foram concluídas.

“No caso do feminicídio, analisamos como foi a entrada dela na Casa, quem a atendeu e quais orientações foram dadas. A partir desse caso, estamos realizando estudos específicos para implementar melhorias no serviço”, afirmou a ouvidora.

  1. Com quantas medidas protetivas se faz um feminicida?

  2. Depois de áudios, família de Vanessa pede por mudanças e justiça

  3. “Quantas precisarão morrer?”, mulheres pedem justiça por Vanessa Ricarte

Graziele também reforçou a importância de que mulheres vítimas de violência doméstica procurem a Deam e a Casa da Mulher Brasileira.

“O que pedimos a todos que acompanham o caso da Vanessa Ricarte é que não desacreditem no serviço. É essencial que as mulheres continuem procurando a Casa da Mulher Brasileira e a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, para que possamos impedir novos feminicídios.”

Graziele Carra Dias, ouvidora do Ministério das Mulheres

“A ideia é que todas as melhorias propostas nesse modelo de serviço sejam incorporadas ao protocolo de todas as Casas da Mulher Brasileira existentes no país e às que estão em fase de implementação”, complementou Pagu Rodrigues, diretora de Proteção de Direitos.

Mais reuniões sobre femicídio de Vanessa Ricarte

Velório de Vanessa Ricarte, vítima de feminicídio
Velório de Vanessa Ricarte, vítima de feminicídio em Campo Grande. (Foto: Felipe Ribeiro)

Na segunda-feira (17), a equipe se reunirá novamente com a secretária-adjunta da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Viviane Luiza da Silva, e com a subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa.

Na terça-feira (18), a ministra Cida Gonçalves estará em Campo Grande. Segundo Katia Guimarães, chefe de gabinete da ministra, estão previstas reuniões com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e com o presidente e o corregedor do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), os desembargadores Dorival Renato Pavan e Ruy Celso Barbosa Florence.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Secretário dos EUA pede por libertação imediata dos reféns israelenses

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, creditou os esforços para a libertação…

SP: Vídeo mostra PM que matou jovem no metrô atirando em homem após briga

O policial reformado Eneas Jose Da Silva, de 56 anos, preso preventivamente por matar um…

Prestes a jogar na Copa do Brasil, Operário vence o Aquidauanense por 3 a 1

No último jogo pelo campeonato sul-mato-grossense, antes de enfrentar o Criciúma pela Copa do Brasil,…