A partir do tema “Viver com Dignidade é Direito Humano”, a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, em sessões gratuitas que vão de terça (26) a sexta-feira (29), quer abordar a importância da dignidade humana como base para a liberdade e qualidade de vida.
Realizado no MIS, que é vinculado à unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o evento vai homenagear a renomada montadora Cristina Amaral, tida como um dos grandes nomes do cinema brasileiro.
Foi a partir de documentários como “Quilombo Rio dos Macacos” e “Teatro Experimental do Negro”, que as obras de Amaral ganharam reconhecimento pelas questões sociais e humanas.
-
ONG de MS está entre 100 melhores do Brasil em duas categorias
-
Museu de Arte Sacra abre exposição que recria as fases da vida de Jesus Cristo
Tradição cinematográfica
A mostra é realizada anualmente em todo o Brasil, como iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com produção nacional da UFF (Universidade Federal Fluminense) e apoio regional do curso de Artes Visuais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
O compromisso do evento é trazer reflexões sobre o direito das pessoas, a partir de narrativas audiovisuais que podem ser nacionais e internacionais. A programação vai reunir 8 curtas e longas-metragens e uma sessão infantil.
O evento conta ainda com debates de especialistas como a diretora e cineasta Marinetti Pinheiro, que trará contribuições sobre o legado de Cristina Amaral. Todos os filmes selecionados partiram dos princípios de igualdade, justiça social e diversidade.
Acessibilidade
Com sessões gratuitas, o evento vai contar com legendas descritivas e janelas de libras.
Confira como fica a programação completa:
Terça-feira (26)
A cerimônia de abertura inicia às 19h com a exposição MADi (Mostra de Arte Digital) e sessão homenagem que trará exibição de aproximadamente 66 minutos, de classificação livre e debates.
Quarta-feira (27)
A programação do meio da semana terá dois horários. O primeiro, às 14h30, com a sessão “Territórios e Dignidade” e a 2ª, às 19h, com o longa “Cidade; Campo”, que dará o tom da homenagem 1 à Cristina Amaral.
Quinta-feira (28)
O dia também será marcado pelo mesmo ritmo da quarta-feira, com duas sessões previstas. A 1ª, às 14h30, que traz o título os “Jovens Curadores” e a 2ª, dará o tom da homenagem 2 à Cristiane Amaral, com o filme “Curtas Jornadas Noite Adentro”, que possui classificação indicativa de 16 anos.
Sexta-feira (29)
Para fechar a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, a sexta-feira será marcada por 3 horários. São eles:
Sessão infantil com o filme “Garoto Cósmico” às 8h30;
Sessão “Depois do Expediente”, que tem classificação indicativa para até 12 anos e com a exibição de curtas e debate às 14h30;
Mostrinha CUFA, com exibição de “Garoto Cósmico”, às 19h;
Endereço
Para conferir as sessões, basta se encaminhar ao MIS, localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar – Centro de Campo Grande.
Já a Mostrinha destinada ao público infantil, será realizada na sede da Cufa, no bairro São Conrado.