Míssil balístico russo carregava múltiplas ogivas, afirmam oficiais dos EUA

CNN Brasil


O míssil balístico “experimental” russo disparado contra a cidade ucraniana de Dnipro carregava múltiplas ogivas, de acordo com dois oficiais dos EUA e um oficial ocidental, o que pode ser a primeira vez que tal arma é usada em guerra.

O que saber sobre o projétil

Conhecido como Veículo de Reentrada Múltipla Independente para Alvo (MIRV), o míssil carrega uma série de ogivas que podem atacar locais específicos, permitindo que um único míssil balístico lance um ataque maior. Os MIRVs foram desenvolvidos durante a Guerra Fria para permitir a entrega de múltiplas ogivas nucleares com um único lançamento. O Minuteman III, que é o míssil balístico intercontinental dos EUA, está armado com MIRVs. O ataque russo a Dnipro não usou ogivas nucleares, mas sim uma arma projetada para entrega nuclear para lançar armamentos convencionais.

Na quinta-feira (21), a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, disse que este foi o primeiro uso do míssil balístico experimental de alcance intermediário “baseado” no modelo de míssil RS-26 Rubezh da Rússia, embora Singh tenha se recusado a identificar o tipo específico de míssil ou suas capacidades.

Tom Karako, diretor do Missile Defense Project no Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), afirmou que é provável que seja a primeira vez que um MIRV tenha sido usado em combate.

No passado, os MIRVs eram “exclusivamente para ogivas nucleares, e tudo o que é mais tático é ou munições singulares ou de cluster”, disse Karako à CNN.

O uso desse tipo de míssil armado com ogivas convencionais é uma escalada da retórica nuclear da Rússia, afirmou Karako, o que inclui a recente atualização de sua doutrina nuclear.

“Este é um grande foguete com capacidade de carga útil — presumivelmente MIRVs — e tem o estigma associado a ele de veículos de entrega nuclear”, afirmou.

O presidente russo, Vladimir Putin, em sua primeira declaração televisionada sobre o ataque, descreveu-o como o “mais novo sistema de míssil de médio alcance da Rússia”, que consiste em um “míssil balístico em equipamento hipersônico não nuclear.” Putin também informou que o míssil utilizado é conhecido como “Oreshnik”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Bolsa Família vai pagar duas parcelas em dezembro? Não caia na fake!

Materiais falsos sobre pagamentos do Bolsa Família começarem a circular pela internet e redes sociais.…

Ataque israelense mata 10 crianças no centro de Gaza, diz autoridade

Pelo menos 22 pessoas foram mortas em um ataque aéreo israelense contra uma casa de…

Estudante de medicina morto por PM em hotel em SP era cantor de funk desde 2020

O estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, 22 anos, foi morto na madrugada da…