Uma serpente da espécie Pantherophis guttatus, conhecida como corn snake (ou “cobra do milho”), foi capturada por militares do 1º Batalhão de Bombeiros na noite desse domingo (23) em um apartamento no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá. A cobra que parece ser albina não é nativa do Brasil e. embora seja assustadora. não possui peçonha.
Essa cobra é comum no mercado de animais exóticos, e também sofre com a contrabando.
Origem e riscos da espécie
Em um vídeo gravado para o seu canal o biólogo Henrique Abrahão explicou que a corn snake é nativa dos Estados Unidos e popular entre criadores, mas não pode ser comercializada legalmente no Brasil devido ao seu potencial invasor.
“Ela se adapta facilmente a novos ambientes e já causou problemas em países como a Austrália”, alertou.

Sobre o nome popular, Abrahão destacou que a origem é incerta: “Pode ser por viver em milharais, onde caça roedores, ou pelas escamas ventrais, que lembram grãos de milho”.
O biólogo ressaltou ainda que, atualmente, só é possível ter a espécie no Brasil se adquirida de criadores que a registraram antes da proibição, entre 2017 e 2020.
“Apesar de ser dócil, ela tem alto risco de fuga e pode desequilibrar ecossistemas locais”, afirmou, posicionando-se contra a liberação de novos criadouros.
Veja o vídeo completo aqui:
A Polícia Ambiental repassou o caso a Sema (Secretaria de Meio Ambiente) que irá cuidar do caso.