O Ministério Público de São Paulo denunciou 12 pessoas na investigação sobre a morte de Vinicius Gritzbach, empresário conhecido por ser delator do PCC. Gritzbach foi morto em novembro de 2024 na área de desembarque do terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos.
Dentre os 12 denunciados, oito são policiais. Veja os nomes de todos:
- Ademir Pereira de Andrade
- Ahmed Hassan Saleh
- Eduardo Lopes Monteiro
- Fabio Baena Martin
- Marcelo Marques de Souza
- Marcelo Roberto Ruggieri
- Robinson Granger de Moura
- Rogério de Almeira Felício
- Alberto Pereira Matheus Junior
- Danielle Bezerra dos Santos
- Valdenir Paulo de Almeida
- Valmir Pinheiro
Além da denúncia, o MP pediu, também, que cada um deles pague pelo menos R$ 40 milhões de reais.
Crimes apontados
Segundo o Ministério Público, o grupo apresentava “métodos de organização criminosa”. “Assim, os métodos de organização criminosa de tamanha magnitude, voltada à lavagem de capitais, à corrupção de agentes públicos, ao tráfico de drogas, a homicídios, sequestros, etc., intimamente associada ao denominado “Primeiro Comando da Capital” e que já se provou capaz dos mais
extremados atos de violência para a consecução de suas finalidades ilícitas, representaram violação frontal do princípio da moralidade pública e do direito fundamental à segurança pública, causando, incontestavelmente, dano moral coletivo e dano social, que devem ser reparados pelos denunciados, fixando, para tanto, o patamar mínimo correspondente a R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais), soma aproximada do benefício patrimonial auferido com os atos de lavagem de capitais e corrupção passiva.”
A CNN tenta contato com as defesas de todos os citados.
Relembre o caso
O assassinato aconteceu próximo do Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos. A Polícia Militar confirmou que os disparos ocorreram por volta das 16h10 do dia 8 de novembro de 2024.
Ainda segundo a PM, cerca de cinco indivíduos desembarcaram de um veículo preto e efetuaram os disparos contra o empresário. Um carro com as características foi localizado abandonado em uma avenida próxima ao aeroporto.
Imagens do circuito de segurança do aeroporto mostram dois homens descendo de um carro, na área de embarque e desembarque, enquanto o delator se preparava para entrar em um veículo. Na cena, Gritzbach percebe o movimento após o primeiro disparo, e tenta pular a mureta, mas acaba alvejado pelos disparos.