MP faz nova denúncia contra pediatra acusado de estuprar pacientes na Paraíba

CNN Brasil


O Ministério Público da Paraíba apresentou na segunda-feira (9) uma nova denúncia contra o pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, 81 anos, acusado de estuprar duas crianças que eram suas pacientes.

Na decisão, o promotor de Justiça Bruno Leonardo Lins pede, além da condenação, a reparação de danos materiais e morais no valor de 400 salários mínimos por vítima e a proibição de exercício da profissão do médico. O promotor também reiterou o pedido de prisão preventiva do acusado, que está foragido desde novembro, após a decretação da prisão pela Justiça.

A denúncia inclui crimes cometidos contra duas crianças, de 2 e 4 anos. Na decisão, o promotor ressalta que a “conduta pedófila do denunciado vem sendo repetida há décadas” e que as práticas teriam tido início nos anos 1990, quando ele também abusou de crianças da sua própria família. Ainda de acordo com a denúncia, embora se trate de réu primário, o médico vem, há anos, “colocando em risco a liberdade sexual de crianças que eram seus familiares e pacientes”.

A nova denúncia foi protocolada na 4ª Vara Criminal da Comarca da Capital. Embora o processo siga em segredo de Justiça para garantir a proteção das vítimas, o promotor Bruno Lins, responsável pelo caso, considerou importante informar a sociedade sobre os desdobramentos do caso.

O pediatra é investigado em dois processos que envolvem seis vítimas, todas crianças, e é acusado de cometer estupros de vulnerável durante consultas médicas em seu consultório, em João Pessoa. As vítimas têm idades que variam de 2 a 10 anos.

Requerimentos do MP

Na nova denúncia, o Ministério Público solicita a prisão preventiva do pediatra, a proibição de exercício da profissão e a reparação dos danos causados às vítimas.

O promotor requer que os danos materiais e morais sejam fixados em 400 salários mínimos por vítima, cobrindo despesas com tratamento psicológico e compensação pelo sofrimento causado pelos abusos.

Além disso, o MP solicita medidas para evitar a revitimização das crianças que já prestaram depoimento, como a utilização de declarações previamente coletadas, e pede que a Justiça obtenha informações sobre eventuais processos administrativos no Conselho Regional de Medicina relacionados ao acusado.

Médico está foragido

Fernando Cunha Lima está foragido desde novembro, quando a Polícia Civil não o encontrou em sua residência durante uma tentativa de prisão. Na ocasião, foram apreendidos documentos e equipamentos do consultório do médico, e a Justiça autorizou a quebra de seu sigilo telemático para obter mais informações sobre os crimes.

O nome do pediatra foi incluído na lista de procurados pela Polícia Civil no dia 12 de novembro.

A prisão preventiva de Cunha Lima foi confirmada pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, que atendeu ao pedido do MP, considerando a gravidade das acusações e o risco de novos crimes. O desembargador Ricardo Vital argumentou que os crimes não são isolados e que a idade do médico (81 anos) não impede sua prisão.

Prisão domiciliar negada

Em 18 de novembro, a Justiça da Paraíba rejeitou o pedido de prisão domiciliar feito pela defesa do médico.

A juíza Shirley Abrantes Moreira Regis, da 4ª Vara Criminal, decidiu que o acusado deve ser preso, reforçando o entendimento de que a prisão preventiva é necessária para a preservação da ordem pública e para a segurança das investigações. No dia 15 de novembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia decidido manter o pedido de prisão preventiva de Fernando Cunha Lima.

A CNN procurou a defesa do pediatra e aguarda retorno.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Comandante do Corpo de Bombeiros explica como ocorreu queda de avião em Gramado

Em entrevista à CNN, o coronel Maurício Correa, comandante do Corpo de Bombeiros, do Rio…

Ovos de peru? Saiba porquê eles não estão nas prateleiras dos mercados

No Brasil, os ovos de galinha são fundamentais na culinária, aparecendo em pratos que vão…

Fonte da Fontana di Trevi é reaberta após dois meses de restauro na Itália

Na Itália, a fonte da Fontana di Trevi foi reaberta neste domingo (22) após mais…