MPF investiga construção de estrada em Terra Indígena de MT


O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar possíveis danos ambientais causados pela construção de uma estrada de 143 quilômetros no interior da Terra Indígena Parque do Xingu, no município de Querência (MT). O projeto não teria licença ambiental.

Aldeia Ipatse, no Parque Indígena do Xingu | Foto: Pedro Biondi/ABr

A Prefeitura de Querência já havia sido autuada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e multada em mais de R$ 500 mil pela infração.

A obra em questão é a estrada ‘Ilha Grande-Aiha’, que dá acesso à Aldeia Ilha Grande. Um relatório de fiscalização do Ibama constatou que a construção da via, com aproximadamente 10 metros de largura média, resultou na supressão de cerca de 143 hectares de vegetação nativa.

O auto de infração contra a cidade foi lavrado pelo Ibama em 12 de fevereiro de 2025. O Primeira Página tentou entrar em contato com a prefeitura, mas ainda não obteve resposta.

O inquérito, que tramita na 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, pretende continuar as investigações sobre os impactos da construção da estrada na Terra Indígena.

Parque Indígena Xingu

A Terra Indígena Parque do Xingu é uma área protegida de Mato Grosso, reconhecida como a maior e uma das mais famosas reservas indígenas multiétnicas do país.

Criada em 1961, a área visa proteger a rica biodiversidade da região, que é uma zona de transição entre a Amazônia e o Cerrado, e salvaguardar os direitos e culturas dos povos indígenas que ali vivem.

É uma área habitada pelos povos Aweti, Ikpeng, Kalapalo, Kamaiurá, Kawaiwete (Kaiabi), Khisêtjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukwá, Naruvotu, Tapayuna, Trumai, Wauja, Yawalapiti e Yudja.

  1. Trump aumenta tarifas para 50% e bloqueia vistos de ministros do STF e parentes

  2. TJMT afasta 3 servidores e abre sindicância sobre pagamentos suspeitos

  3. Engenheiro morre em acidente de carro na MT-242

  4. EUA aplicam punição a Alexandre de Moraes



Fonte do Texto

VEJA MAIS

5 escritoras negras brasileiras que você precisa conhecer agora

Escrever para muitos autores é uma forma de tomar posse de narrativas que, por vezes,…

confira programação da feira que começa na próxima semana

A Prefeitura de Cáceres divulgou a programação do 42º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe)…

Criança de 4 anos solta da mão do irmão e morre atropelada em Caarapó

Tragédia no trânsito matou uma criança, de 4 anos, no fim da manhã desta sexta-feira…