O acesso à imunização com a vacina hexavalente (Hexa-acelular) foi ampliado temporariamente pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). A decisão vale para todos os municípios de Mato Grosso do Sul e foi publicada no Diário Oficial Eletrônico, nesta segunda-feira (2).
O novo público que poderá se vacinar incluem: bebês prematuros nascidos com menos de 35 semanas de gestação ou com peso ao nascimento inferior a 1.500 gramas, e filhos de mães vivendo com HIV/AIDS, expostos ou infectados.
A ampliação foi motivada pela necessidade de aproveitar o estoque da vacina hexavalente, que está próximo da data de validade. O lote em questão é o V3E101V, com validade até 30 de setembro de 2024.
A medida também considera a recomendação do Ministério da Saúde, que sugere a administração da vacina em três doses, com intervalos de 60 dias, para crianças de 2 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias.
Uma combinação de vacinas compõe a hexavalente, como contra difteria, tétano, pertussis (acelular), Haemophilus influenzae tipo b (conjugada), hepatite B (recombinante) e poliomielite (inativada).
As crianças que receberem as doses desta vacina não necessitarão da vacina VIP (Vacina Injetável da Poliomielite) separadamente, pois ela já está incluída na Hexa-acelular.