Nesta terça-feira (20), o dia em Mato Grosso do Sul será de atenção especial à umidade do ar, que se encontra em níveis de emergência, abaixo de 12%.
Além disso, segundo a Climatempo, ainda estamos sob a influência da onda de calor. Desde o início desse período, as temperaturas têm se mantido 7,5 graus acima da média e devem continuar assim hoje.
Campo Grande começou o dia com tempo firme. Será um dia de muito sol e algumas nuvens no céu. O dia deve esquentar ainda durante a manhã e máxima pode chegar aos 37 graus.
Confira as máximas previstas para outras regiões:
- Porto Murtinho: 42°
- Rochedo: 41°
- Rio Brilhante: 40°
- Batayporã: 40°
- Pedro Gomes: 39°
Apesar dessas temperaturas extremas, a semana promete uma virada no tempo. A partir de quinta-feira (22), uma frente fria de características continentais, associada a um ciclone extratropical no mar, deverá avançar sobre o país, trazendo chuva e promovendo uma queda nas temperaturas no centro-sul do Brasil.
-
Descubra o motivo do ipê branco durar tão pouco tempo
-
MS vai ter frio de novo; saiba quando e de quantos graus 🥶
A massa de ar polar que acompanha essa frente fria não será tão intensa quanto a de início de agosto, mas será suficiente para provocar uma queda significativa nas temperaturas, especialmente nas áreas mais ao sul.
Essa gangorra térmica é um fenômeno comum nesta época do ano, mas sua intensidade em 2024 tem sido particularmente notável.
O Brasil vive um agosto de extremos, e os próximos dias prometem continuar essa tendência, com uma nova queda nas temperaturas que trará alívio para aqueles que enfrentaram o calor intenso, mas que também exigirá atenção às mudanças bruscas no clima.