Mato Grosso do Sul pode se tornar o berço do avanço econômico do Brasil em 2025. Projeção do Banco do Brasil indica um aumento de 4,2% no PIB (Produto Interno Bruto) do estado, o maior percentual entre todas unidades federativas do país.
⬆️📈 Mato Grosso do Sul pode ter um crescimento de quase 100% a mais do que a média do Brasil para 2025, segundo a projeção. Os dados disponibilizados da Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil indica análises sobre as expectativas econômicas para os estados e para o país como um todo.
💰 A projeção otimista foi comemorada pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck. Segundo o titular da pasta, o destaque a Mato Grosso do Sul se dá através de vários fatores.
Análise dos dados
Mato Grosso do Sul é líder disparado na projeção dos PIB entre os estados brasileiros para 2025. Logo atrás, em 2º lugar, aparece Rio Grande do Sul, com 4% de aumento. Depois, em 3º, Mato Grosso expressa uma possibilidade de 3,7%.
Conforme o relatório, entre os componentes do PIB, haverá crescimentos:
- 👨🌾Agropecuária: ⬆️5,3%;
- 👩🏭Indústria: ⬆️1,7%;
- 👔Serviços: ⬆️1,7%.
O relatório fez análises diante do cenário de 2024 da agropecuária do estado. Para 2025, a produção de milho, um setor que teve safras prejudicadas no ano passado, poderá vislumbrar o novo período com esperança.
🌽Indicativos de melhora no agro – Após um recuo de 11,9% na safra anterior, o instituto projeta uma expansão de 1,7%, influenciada pela melhora na produtividade, sobretudo da 1ª safra (9,3%). Mato Grosso do Sul é o estado com projeção de produção mais expressiva, nas duas safras. O crescimento esperado é de 32,9%.
“A Agropecuária será novamente um pilar importante em 2025 e traz perspectivas positivas para a indústria alimentícia, que é menos sensível à política monetária e tem maior relevância nas regiões Centro-Oeste e Sul do país”.
Relatório do Banco do Brasil.
🏭Indicativos ótimos para indústria – O setor industrial deve continuar em vasta expansão neste ano. Com a chegada de novas fábricas no ramo da celulose, Mato Grosso do Sul se destaca como um verdadeiro celeiro dos eucaliptos, papel e processamento da matéria-prima. A última grande indústria do seguimento foi inaugurada pelo presidente Lula, no ano passado, em Ribas do Rio Pardo (MS).
“A indústria de papel e celulose anunciou investimentos de R$ 105 bilhões até 2028, com abertura de novas fábricas, ampliação das plantas já existentes e obras de infraestrutura logística para escoamento da produção e traz boas expectativas no âmbito regional, com principais projetos de investimentos alocados no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul”.
Relatório do Banco do Brasil.
Clique aqui e tenha acesso ao relatório completo elaborado pelo Banco do Brasil.