MT e Brasil ainda têm mercado potencial para carnes de exportação

Camardelli


Garantidas as condições sanitárias ideais, Mato Grosso e Brasil têm um caminho favorável para o mercado mundial de carne. A análise é do presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Jorge Camardelli. Ele se apresentou durante o Fórum das Cadeias Produtivas nesta terça (16), congresso técnico que ocorre dentro da programação da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro).

Imagem: Presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Jorge Camardelli. – Sindicato Rural de Cuiabá, Expoagro

“Com certeza estamos no caminho certo. O Brasil é o segundo maior produtor de carne do mundo e direciona somente 30% da sua produção à exportação. Ainda temos como crescer”, disse Camardelli. O presidente explica que além de existir potencial para ampliar a oferta, há mercados que não estão sendo atendidos pelos brasileiros.

É o caso de países asiáticos, como Coreia do Sul, Japão, Vietnã e Turquia – que não importam carne brasileira. Vinte por cento do mercado mundial consumidor não é acessado pelos brasileiros ainda.

Mato Grosso, principal estado produtor brasileiro, é detentor do maior rebanho bovino, com 34 milhões de cabeças. Além disso, responde por 27% das exportações nacionais e soma 29 frigoríficos com SIF (Serviço de Inspeção Federal) – ou seja, habilitados para exportar.

“O mundo vive uma mudança no comportamento de consumo mundial. O cenário agora inclui nações como Coreia do Sul e Japão e isso significa novos mercados para nós”, reiterou Camardelli. Isso porque países asiáticos, que costumam ser atendidos pelos Estados Unidos, têm demanda por tipos específicos de proteína animal. “A oportunidade para o Brasil é que produzimos esses tipos de cortes e podemos oferta-los em valores mais atrativos que outros países – em alguns casos, por até mais que a metade do preço”, explicou o presidente da Abiec.

EXPOAGRO – O Fórum das Cadeias Produtivas é o congresso técnico da Expoagro e está na quinta edição. A programação segue até 19 de julho, sendo todas as palestras gratuitas.

Maior feira agropecuária de Mato Grosso, a Expoagro é uma iniciativa do Sindicato Rural de Cuiabá, com co-realização do Governo do Estado de Mato Grosso e Cordemato. Em sua 56ª edição neste ano, o evento tem previsão de reunir aproximadamente 300 mil pessoas nos 11 dias de duração.

Além de rodeio e shows musicais, a programação inclui feira comercial, parque de diversões, praça de alimentação e oficinas técnicas – entre outros atrativos.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Juíza do Texas impede execução de homem condenado por morte de filha com “síndrome do bebê sacudido“

Uma juíza do Texas bloqueou temporariamente a execução de um homem que se tornaria a…

Tempestade em SP: chuva com ventos deve chegar entre tarde e noite desta sexta-feira

A cidade de São Paulo deve enfrentar uma tempestade nesta sexta-feira (18), segundo a previsão…

Culinária de MT será destaque na Semana da Gastronomia Regional em Brasília

Senadores da República, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades, poderão prestigiar entre a próxima…