MT1 entrevista Abílio Brunini, candidato à Prefeitura de Cuiabá

Abílio Brunini (PL), candidato à Prefeitura de Cuiabá, foi o 3º entrevistado do MT1. (Foto: Gabi Braz)


Nesta quarta-feira (25), o candidato à Prefeitura de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), é o terceiro entrevistado da rodada no jornal MT1, da TV Centro América. As entrevistas terão 15 minutos de duração e também serão transmitidas pelo Globoplay; confira abaixo:

Abílio Brunini (PL), candidato à Prefeitura de Cuiabá, foi o 3º entrevistado do MT1. (Foto: Gabi Braz)

Entrevista com Abílio Brunini (PL)


Abílio Brunini, do Partido Liberal, é deputado federal, já foi vereador em Cuiabá e tenta o cargo de prefeito pela segunda vez. Em 2020, ele venceu o 1º turno das eleições e acabou derrotado no 2º.

Abílio é formado em Arquitetura e Urbanismo, com especialização na área de Mobilidade Urbana.

Um dos questionamentos feitos pelo apresentador e jornalista Cleto Kipper foi em relação à proposta do candidato de instalar câmeras na prefeitura, como forma de combater corrupções ou assédios, e se isso não passaria uma sensação de falta de confiança nos servidores.

Em resposta, Abílio afirmou que não se trata de falta de confiança e que os equipamentos eletrônicos não seriam uma forma de perseguição aos servidores, mas para “perseguir políticos corruptos, que estão interferindo no serviço público”.

Sobre outras medidas que pretende tomar para combater a corrupção, o candidato disse que foca na transparência, como a criação do portal Cuiabá Smart, que será uma forma de mostrar dados da prefeitura aos cidadãos, incluindo gastos públicos em transportes, medicamentos, entre outros.

Confira abaixo o trecho da resposta do candidato entrevistado:

Outro questionamento feito ao candidato foi sobre quais ações ele pretende realizar para quitar a dívida de R$ 1,2 bilhão da prefeitura.

Em sua resposta, Abílio citou a Operação Athenas, deflagrada recentemente contra um suposto esquema criminoso na Secretaria de Saúde da capital, e afirmou que a receita da prefeitura teria dinheiro suficiente para quitar a dívida se houvesse combate à corrupção.

“Todo ano a prefeitura arrecada mais que no ano anterior […] O problema está no mal gasto, esquemas superfaturados, nos esquemas de corrupção”, afirmou Brunini.

Na área da saúde, o candidato foi questionado se a vacinação será obrigatória ou opcional na cidade.

Abílio disse que precisa, primeiramente, resolver questões de infraestrutura em algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que não teriam sequer geladeiras para armazenar vacinas. Com isso, um sistema de agendamento e consulta eletrônico disponibilizaria informações sobre calendário e locais de vacinação na cidade.

Sobre uma suposta falta de propostas de governo para integrantes da comunidade LGBTQIAPN+, Abílio negou o fato e disse, ainda, que trabalhará sim com propostas e que não divide grupos, mas que faz irá propor ações para todos, de forma inclusiva.

As entrevistas ao vivo acontecem até esta quinta-feira (26). A ordem e os critérios foram definidos em sorteio, na presença de representantes das candidaturas. Todas as entrevistas ficarão disponíveis na íntegra, no Globoplay.

Próximo entrevistado

O próximo e último entrevistado é o candidato Eduardo Botelho (União), nesta sexta-feira (26).

  1. Confira agenda dos candidatos à Prefeitura de Cuiabá nesta quarta

  2. Domingos Kennedy é o 2º candidato à Prefeitura de Cuiabá entrevistado no MT1

  3. MT1 entrevista Lúdio Cabral, candidato à Prefeitura de Cuiabá





Fonte do Texto

VEJA MAIS

MT Hemocentro prepara festa com música ao vivo e karaokê

Em celebração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o MT Hemocentro preparou uma programação…

Ataque israelense ao exército libanês deixa um morto e 18 feridos, diz militar

Pelo menos um soldado foi morto e outros 18 ficaram feridos, alguns gravemente, após um…

Com ajuda da mãe, estelionatário dá golpe de R$ 170 mil em família de Barra do Garças

Uma família de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, foi vítima de um…