Multa ambiental de mais de R$ 400 mil é aplicada após denúncia anônima no PR

CNN Brasil


O Instituto Água e Terra (IAT) apreendeu uma grande quantidade de madeira de espécies nativas em uma fazenda de Alto Paraíso, no Noroeste do Paraná.

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (13). A operação, desencadeada por uma denúncia anônima, resultou em multas somadas de mais de R$ 416 mil e na identificação de diversas irregularidades ambientais.

A fiscalização, realizada entre os dias 6 e 10 de setembro, revelou um corte ilegal de 177 árvores de espécies nativas, incluindo Peroba, Farinha seca, Angico, Ipê, Pau-D’Alho, Gurucaia e Guaritá, algumas delas em risco de extinção.

Além das árvores, a apreensão encontrou 70 toras e 378 metros quadrados de lenha. O crime ambiental ocorreu em uma área de preservação permanente, agravando a situação.

O IAT aplicou quatro Autos de Infração Ambiental (AIA), totalizando o valor milionário em multas. Além disso, os equipamentos utilizados no desmatamento foram apreendidos. Os responsáveis pelo crime responderão pelas infrações ambientais cometidas.

O chefe do escritório regional de Umuarama do IAT, Luis Carlos Borges Cardoso, destacou o prejuízo ambiental causado pela ação criminosa.

“O corte das árvores foi feito em locais isolados, mas, mesmo assim, o prejuízo ao meio ambiente foi muito grande” afirmou.

Cardoso destacou a importância da resolução por meio de denúncia anônima, como o caso dessa operação, e incentivou a população a colaborar com as ações de fiscalização.

“O apoio da população é muito importante para a fiscalização do desmatamento ilegal”, concluiu Cardoso.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Com muito samba e calor, show de Dudu Nobre é neste domingo em Campo Grande

Dudu Nobre coloca todo mundo para dançar na noite deste domingo (24) em Campo Grande.…

Israel denuncia assassinato de cidadão nos Emirados Árabes após corpo ser encontrado

Um homem israelense que desapareceu nos Emirados Árabes Unidos foi encontrado morto, informou o gabinete…

Policiais não utilizavam câmeras corporais quando mulher foi baleada no RJ

Os policiais militares envolvidos em um tiroteio, na última quinta-feira (21), na zona norte do…