O bairro Pedra 90, em Cuiabá, foi escolhido para receber um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A decisão foi tomada após um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelar que o bairro apresenta o maior número de casos de dengue na cidade, além de mais de 5 mil imóveis com possíveis focos de proliferação do mosquito.
No sábado (29) e domingo (30), mais de 800 servidores da Prefeitura de Cuiabá, com apoio da Polícia Militar, visitaram mais de 7,7 mil casas na região do Pedra 90.
Durante a ação, foram realizadas inspeções, conscientização e pulverização de inseticida em 84 imóveis onde foram encontrados focos do mosquito. A Vigilância Sanitária também fiscalizou 9 estabelecimentos e emitiu 5 notificações.
Desde o início dos mutirões, em fevereiro, mais de 53 mil imóveis já foram visitados em 23 bairros da cidade. Em alguns casos, os moradores foram notificados devido ao acúmulo de lixo e materiais inservíveis, que podem servir de criadouro para o mosquito.
Além disso, foram realizados bloqueios sanitários em 80 residências para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também participou do mutirão e reforçou o compromisso da prefeitura com a saúde da população.
Durante o mutirão, as Unidades Básicas de Saúde do bairro Pedra 90 funcionaram em horário especial, atendendo pacientes com sintomas de dengue e zika, distribuindo medicamentos e aplicando vacinas em crianças de 10 a 14 anos.