Na ONU, Mauro Vieira pede fim de sanções dos EUA contra Cuba

CNN Brasil


O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, pediu o fim das sanções dos Estados Unidos e o embargo econômico contra Cuba durante discurso na Assembleia-Geral da ONU nesta terça-feira (29).

“Hoje, como tantas vezes antes, o Brasil reitera sua firme, categórica e constante oposição ao embargo econômico, comercial e financeiro imposto contra Cuba. Rejeitamos também a aplicação extraterritorial de leis nacionais discriminatórias”, disse.

Segundo o chanceler brasileiro, o embargo causou “sofrimento incalculável” e dificultou o desenvolvimento do país.

Vieira pontuou que as sanções contribuíram para agravar uma crise humanitária no país após a passagem do furacão Oscar, que deixou destruição e mortos.

“Essas medidas, que já penalizam injustamente o povo cubano, agora impedem uma resposta adequada à crise humanitária gerada pelo furacão”, destacou.

“Por todas essas razões, instamos os Estados Unidos a reconsiderarem sua política em relação a Cuba: a eliminar as sanções, retirar Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo e fomentar um diálogo construtivo baseado no respeito mútuo e na não interferência”, adicionou.

Por fim, o ministro afirmou que o Brasil continuará comprometido com uma “solução baseada nos princípios de solidariedade e cooperação”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Operação que investiga falsa filiação de Lula ao PL tem mandado em MS

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira (30) mandado de busca e apreensão em…

Quem era a jovem de 20 anos que morreu atropelada por motorista embriagada em SP

Vitória do Prado, de 20 anos, morreu após ser atropelada por uma motorista embriagada na…

PF cumpre mandados de prisão contra ex-membros de Cooperativa de Médicos em Cuiabá

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira (30), mandados judiciais na Cooperativa de Médicos…