Negociação de cessar-fogo em Gaza ocorrerá “nos próximos dias, diz autoridade


David Barnea, chefe do serviço de inteligência israelense Mossad, retornou a Israel após se reunir com o diretor da CIA, Bill Burns, e o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, em Doha, disse o gabinete do primeiro-ministro israelense (PMO) em um comunicado nesta segunda-feira (28).

As partes em Doha discutiram principalmente “um novo esboço unificado” para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza, combinando “propostas anteriores” e incorporando as “principais questões e desenvolvimentos recentes na região”, informou o comunicado. 

Mais conversas estão programadas para acontecer “nos próximos dias” entre mediadores e o Hamas, centradas em examinar a “viabilidade” de conversas formais e a “tentativa contínua de avançar com um acordo”, acrescentou a declaração do gabinete.

Um diplomata familiarizado com o assunto disse à CNN que os termos do possível acordo não estão de forma alguma “totalmente prontos” e ainda não foram discutidos formalmente com o Hamas.

Ainda nesta segunda o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel não recebeu uma proposta que incluísse a libertação de quatro reféns em troca de um cessar-fogo de 48 horas na Faixa de Gaza.

“Se tal proposta fosse feita, o primeiro-ministro a aceitaria na hora”, afirmou o gabinete de Netanyahu.

*Com informações da Reuters



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Homem encontra irmã desaparecida há mais de 40 anos em SC; veja vídeo

Dois irmãos, que estavam se procurando há mais de 40 anos, se reencontraram no interior…

ONG de MS está entre 100 melhores do Brasil em duas categorias

Em 20 anos de atuação, pela 1ª vez, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, localizado em…

Quarto brasileiro condenado pelos ataques do 8/1 é preso na Argentina com mala

Forças policiais da Argentina prenderam o quarto brasileiro condenado pelos ataques aos Três Poderes da…