Negociadores buscarão “fim permanente da guerra“ em Gaza, diz Biden

CNN Brasil


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a fase seguinte das negociações entre Israel e Hamas irão além do cessar-fogo temporário anunciado nesta quarta-feira (15), e que a fase dois do acordo pode incluir “um fim permanente da guerra”.

“Durante as próximas seis semanas, Israel vai negociar os arranjos necessários para chegar à fase dois, que é um fim permanente da guerra. Vou dizer novamente: um fim permanente da guerra”, declarou Biden.

“Há uma série de detalhes a negociar, para passar da fase um para a fase dois. Mas o plano diz que se as negociações demorarem mais de seis semanas, o cessar-fogo continuará enquanto as negociações seguirem”, acrescentou.

Biden também confirmou que “os americanos também vão fazer parte dessa libertação de reféns na fase um”. Pelo acordo, o Hamas e seus aliados devem libertar 33 reféns apreendidos de Israel durante os ataques de 7 de outubro de 2023.

Em troca, Israel libertará centenas de prisioneiros palestinos. Ainda de acordo com Biden, “os palestinos também podem retornar aos seus bairros em todas as áreas de Gaza e o aumento da assistência humanitária em Gaza começará”.

Em uma potencial fase três do acordo, “quaisquer restos mortais de reféns que foram mortos serão devolvidos às suas famílias, e um grande plano de reconstrução para Gaza começará”, concluiu o presidente.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vídeo: Homem rouba tartaruga marinha no Rio; PM devolve animal ao mar

Policiais militares do 2º BPM (Botafogo) resgataram uma tartaruga marinha na última segunda-feira (13) no…

Poda de bambuzal em Barra do Garças gera revolta em população

O corte de um bambuzal onde moravam dezenas de periquitos em Barra do Garças, a…

Prioridade é “aliviar o sofrimento“, diz chefe da ONU sobre cessar-fogo

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, saudou o acordo de cessar-fogo…