Nem mamba-negra, nem coral – conheça a serpente mais venenosa do mundo


Você já se perguntou qual é a serpente mais venenosa do mundo? Muitas pessoas já, e foi pensando em responder essa questão que a NIH (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos) fez um estudo completo onde mapeou centenas de serpentes que possui peçonha e chegou a uma conclusão. A cobra mais letal que existe é a taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).

Taipan-do-interior. (Foto: Reprodução)

Para nós brasileiros fascinados em documentários de animais, o resultado é chocante, visto que para muitos, a cobra coral e a mamba-negra despertam muito medo. De acordo com o guia de cobras do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), essas duas espécies pertencem a mesma família, são mais fáceis de serem vistas na natureza e há amplos estudos sobre a complexidade do seu veneno, bem como de antídotos.

Diferente da taipan-do-interior, que é encontrada quase que exclusivamente na região centro-oriental da Austrália. Raramente ela é vista na natureza, e os estudos realizados em laboratório são mais recentes em relação a outras serpentes.

Foi por meio do Museu Australiano e seus relatos mais recentes que ficou comprovado que apenas uma gota desse veneno da taipan é capaz de matar 100 pessoas.

Conforme a publicação, o potencial letal da serpente é o maior já registrado para uma cobra. Ele atua na região nervosa periférica, paralisando a vítima e coagulando o seu sangue. O resultado é o bloqueio dos vasos sanguíneos e conseguinte parada respiratória.

Embora ela seja a mais letal, devido a alta toxicidade do seu veneno, a taipan-do-interior é considerado pelso pesquisadores uma serpente calma.

E aí teria coragem de encarar? Confira a analise do biólogo Henrique Abrahão-Charles sobre esse animal:





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Eleitores vão às urnas no Uruguai neste domingo (24) em disputa acirrada

Os uruguaios vão às urnas neste domingo (24) para o segundo turno das eleições presidenciais…

Em ação judicial, prefeitura de SP culpa idosa de 91 anos que morreu atropelada

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), culpou Dolores…

“Trump não tem uma estratégia para acabar com as guerras”, diz especialista ao WW Especial

O especialista em Relações Internacionais, Sidney Leite, afirmou que o presidente eleito dos Estados Unidos,…