Netanyahu diz que deve ser dada opção aos palestinos de deixarem Gaza

CNN Brasil


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse neste domingo (16) que os habitantes de Gaza devem ter a opção de deixar o território se assim desejarem.

O comentário do premiê foi feito durante um evento em Jerusalém. Netanyahu disse ainda que o plano do presidente dos EUA, Donald Trump, para Gaza é “preciso”.

Netanyahu se reuniu neste domingo com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, que visitou Israel durante um giro de viagens ao Oriente Médio.

Depois de uma reunião, o premiê israelense, agradeceu a Rubio pelo “apoio inequívoco” à política de Israel em Gaza.

Netanyahu afirmou ainda que Israel e os Estados Unidos sob Trump compartilham uma estratégia comum no enclave palestino, onde um frágil cessar-fogo está em vigor.

“Quero garantir a todos que estão nos ouvindo agora que o presidente Trump e eu estamos trabalhando em total cooperação e coordenação entre nós”, disse o israelense.

 

Plano de Trump para Gaza

O presidente dos EUA enfureceu o mundo árabe ao declarar inesperadamente que os governo americano assumiria Gaza, reassentaria a população palestina de mais de dois milhões de pessoas e a desenvolveria na “Riviera do Oriente Médio”.

O líder americano disse que os palestinos em Gaza, poderiam se estabelecer em países como a Jordânia, que já tem uma enorme população palestina, e o Egito, o estado mais populoso do mundo árabe. Ambos rejeitaram a proposta.

Para a Jordânia, a conversa de Trump sobre reassentamento chega perto de seu pesadelo de uma expulsão em massa de palestinos de Gaza e da Cisjordânia, com a ideia de que o país se torne um lar palestino alternativo há muito promovido por israelenses ultranacionalistas.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Estudantes mortos em acidente são velados no interior de SP

Os 12 estudantes que morreram em um acidente no interior de São Paulo, na noite…

Tráfego na Serra de São Vicente será alterado; veja cronograma da interdição

Na próxima segunda-feira (24), a Nova Rota do Oeste realizará uma operação especial de tráfego…

Hamas liberta mais três reféns em acordo de cessar-fogo com Israel

O Hamas libertou mais três reféns na manhã deste sábado (22). Omer Shem Tov, 22,…