No Dia do Gato, entenda porque os felinos levam presentes para casa


Nesta quinta-feira, 8 de agosto, comemoramos o Dia Internacional do Gato, um momento especial para celebrar o felino que, para muitos, é o verdadeiro amigo do homem — diria até que mais que o próprio cachorro!

Se você tem um gato, certamente já teve alguma surpresa inusitada, como um presente inesperado, ou até mesmo algo que seu bichinho de estimação “furtou”!

Tão linda! Nem parece que chegou em casa com um saco de carne (Foto: Arquivo Pessoal)

Maria Cidy, a gata deste repórter que vos escreve, me deixou perplexo uma vez, quando era mais jovem. Ela apareceu em casa com uma sacola de carne, de onde ela tirou aquilo, nunca soube, mas prefiro acreditar que foi até o açougue e comprou! 😹

  1. Gatinho presenteia tutora com objetos de construção em Campo Grande

Essas surpresas não são tão incomuns quanto parecem. É possível encontrar na internet vídeos hilários de gatos trazendo presentes improvisados, e o Primeira Página já contou a história do Juca, o gato “arquiteto”. Você se lembra dele?

Enquanto muitos gatos oferecem ratos ou baratas aos seus tutores, Juca se destacava por trazer pedras, pedaços de tijolos e pregos, verdadeiros tesouros que encontrava pelo caminho de uma construção.

Conforme a médica veterinária Luara Trimarco, essa curiosidade felina pode estar intimamente ligada à rotina do animal. 

“Os gatos possuem um instinto de caça e uma curiosidade muito aflorada. Eles costumam ter manias diferentes, como roubar roupas do varal ou derrubar objetos. Essas atitudes podem ser sinais de algo que está afetando seu dia a dia”, explica.

Na nossa redação, um dos gatos de uma colega é conhecido por seu comportamento extravagante; ele aparece com uma variedade de itens que encontra pelo caminho, incluindo até carteiras de cigarro! Diante disso, questionamos a veterinária sobre a preocupação que os tutores devem ter com esses comportamentos.

“Isso varia de animal para animal, dependendo do tipo de convivência”, aponta Luara. 

Uma das maiores dificuldades de quem adota um animal de estimação é saber o que é normal e o que pode indicar um problema.

“Com o tempo, o tutor se adapta e aprende a entender os sinais de comportamento e saúde do seu pet.”

No que diz respeito à saúde, a vacinação em cães e gatos, assim como em humanos, é fundamental para protegê-los contra doenças infecciosas e garantir que permaneçam saudáveis por mais tempo. Luara enfatiza a importância das consultas periódicas, vermifugação e manejo adequado. 

“Os gatos são extremamente carinhosos, inteligentes e curiosos, e essa tendência a explorar o mundo é normal e deve ser aproveitada com alegria”.

Gatos
Gato e seus presentes inusitados (Foto: Arquivo Pessoal)

Convivência

A convivência entre gatos e humanos já existe há mais de 10 mil anos, iniciada pela habilidade dos felinos em caçar ratos, que eram atraídos pelos grãos nas colheitas.

É fascinante como essa relação se desenvolveu, criando laços de amor e respeito entre nós e esses pequenos caçadores que, dia após dia, continuam a nos surpreender com suas travessuras e presentes inusitados.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

“Maníaco da Mooca“: o que se sabe sobre homem que ataca mulheres em SP

A Polícia Civil continua à procura de um suspeito de atacar mulheres na região da…

Veja agenda dos candidatos à prefeitura de Campo Grande neste sábado

Os candidatos à prefeitura de Campo Grande nas Eleições 2024 divulgaram os compromissos de campanha…

Por que o Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia-Geral da ONU?

Todo ano, líderes mundiais se reúnem na sede da ONU, em Nova York, para a…