O município de Campo Novo do Parecis está em um ranking indesejável, onde ocupa o oitavo lugar entre as 10 cidades de Mato Grosso com o maior número de focos de incêndio, no levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 102 focos foram contabilizados até o momento.
Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros extinguiu 65 incêndios florestais no Estado. A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas.
De acordo com o INPE, entre os dias 16 de agosto até a última quinta-feira (23.08), 3531 focos de incêndio foram registrados no estado.
A líder é a cidade de Barão de Melgaço, com 307 focos. A segunda cidade com maior número de focos no estado é Tangará da Serra (242 km de Cuiabá), com 193. Vale lembrar, que esta semana o prefeito do município, emitiu um decreto de situação de emergência em decorrência dos incêndios registrados na região. Ele terá validade de 180 dias.
Em seguida, vem Nova Nazaré, com 167 focos de incêndio registrados. Campinápolis aparece com 147 focos, Rosário Oeste tem 145, Colniza aparece com 140 focos, Comodoro com 131 e Campo Novo do Parecis com 102.
Já as cidades de Aripuanã e Nova Maringá, aparecem empatadas com 97 focos de incêndios registrados esta semana.
Fonte: Portal Campo Novo