Uma nova frente fria se instalou entre a Argentina e o Uruguai, fazendo com que a quinta amanheça instável no Rio Grande do Sul.
Primeiro, chuva e ventania irão aumentar ao longo do dia, com pancadas localizadas já pela manhã em pedaços dos três estados da região Sul.
O Climatempo alerta para o risco alto de temporais com granizo na Campanha Gaúcha, no sul, centro, oeste e noroeste do estado. A chuva deve chegar na Grande Porto Alegre no período da noite.
Segundo o instituto de meteorologia, a situação mais delicada será na campanha gaúcha e na fronteira oeste do estado, onde haverá risco de temporais e ventos de até 90 km/h. No litoral do Rio Grande do Sul, a possibilidade é de rajadas entre 71 e 90 km/h.
Outras regiões
Há previsão de chuva para o extremo sul da Bahia, por conta do deslocamento da frente fria que irá se afastar do sudeste. Essa chuva também deve cobrir partes do litoral capixaba.
Fora o Espírito Santo, nos estados do Sudeste as temperaturas voltam a subir e muito ao longo do dia. Na Grande São Paulo, o dia pode amanhecer com um pouco de névoa.
Do Centro-Oeste até o interior do Nordeste, é esperado calorão e tempo seco. Em Cuiabá, a máxima pode chegar a 40ºC. Já em Brasília, a umidade deve ficar abaixo dos 20%.
“Diante de um cenário de baixa umidade do ar e com a condição para rajadas de vento moderadas sobre algumas áreas, o risco para propagação de incêndios se mantém bastante elevado, demandando a devida atenção para os problemas adjacentes”, diz o Climatempo.
O mesmo é esperado para o sul da Amazônia, que luta no combate aos incêndios florestais. Apenas em algumas regiões mais ao norte do Amazonas, Roraima e Pará, há condição para pancadas de chuvas isoladas.