Novas regras para pedágios eletrônicos em rodovias são aprovadas pelo Contran

CNN Brasil


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aumentou o prazo de pagamento da tarifa de pedágio eletrônico, sem que o motorista seja multado. O prazo para o pagamento passa de 15 para 30 dias. A medida faz parte das novas regras para a implementação de pedágio eletrônico – também conhecido como “free flow” – nesta segunda-feira (14).

Entre as alterações aprovadas, está a centralização de dados em uma plataforma nacional, com objetivo de facilitar a cobrança e a notificação do pedágio ao motorista. Também está prevista a criação de placas e símbolos para identificar o sistema de cobrança eletrônico.

O Contran também definiu uma nova tarifa, em que os condutores pagam apenas pelos trechos percorridos. Atualmente, as cobranças são feitas independentemente da quilometragem utilizada, o que prejudica os motoristas que moram perto das praças de pedágio.

A proposta aprovada estabelece a implementação do sistema em todo o território nacional e prevê formatos de identificação e classificação dos veículos, além de meios de notificação e pagamento via Carteira Digital de Trânsito.

O pedágio eletrônico possibilita que os condutores passem pelos pontos de cobrança sem necessidade de parada. Segundo o Ministério de Transportes, as mudanças aprovadas nesta segunda-feira (14) contribuem para maior fluidez do trânsito e para a redução na emissão de carbono.

O free flow possibilita a conferência digital da placa, da imagem do veículo, classificação veicular e também por uso de tag (equipamento com tecnologia de rádio frequência).

As novas regras devem ser publicadas nos próximos dias no Diário Oficial da União.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Putin diz à CNN Brasil que não vai à cúpula do G20 após mandado de prisão do TPI

O presidente russo Vladimir Putin confirmou à CNN Brasil que não irá à cúpula do…

Pacientes denunciam falta de insulina em farmácias populares no RJ

Pacientes diabéticos denunciaram falta de insulina nos postos das farmácias populares em diversas localidades do…

Mulher dá salgadinho a macaco, posta nas redes e acaba multada em R$ 4,8 mil

Pode parecer algo inofensivo, mas alimentar animais silvestres é crime previsto em lei Federal e…