Novo presidente da OAB-MS será definido nesta 6ª; conheça quem disputa


É marcado o início de um novo ciclo na presidência da OAB (Ordem de Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul. A vaga para comandar o triênio 2025/2027 é disputada por duas chapas, que recebem votos das 9h até às 17h, nesta sexta-feira (22).

Novo presidente da OAB é votado nesta sexta-feira em MS. (Foto: divulgação/OAB/MS)

A primeira traz o nome Lucas Rosa como representante da chapa “Renovação OAB Para Todos”, enquanto a segunda chapa, “Pelo Futuro da OAB”, aposta, mais uma vez, em Bitto Pereira, que já ocupa a presidência e tenta a reeleição.

Considerada uma das entidades mais representativas da sociedade, a disputa é significativa e interfere até mesmo em atos e prazos processuais. Nesta sexta, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) anunciou que as operações estão suspensas, assim como audiências e julgamentos. 

A paralisação foi atendida, após pedido feito pela AAMS (Associação de Advogados de Mato Grosso do Sul) e visa garantir que todos os inscritos na OAB possam exercer o direito ao voto, que só poderá ser validado na forma presencial. 

Segundo a professora de Direito Constitucional da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e autora de livros sobre a entidade, a escolha afeta diretamente o funcionamento da sociedade. Afinal, a OAB participa como fiscalizadora de concursos e magistraturas, compõe bancas e tem o quinto constitucional, que significa que, pela Constituição, cerca de ⅕ das vagas de todos os tribunais são integradas por membros da advocacia.

 “Nós temos várias comissões, além do conselho, tribunal de ética, e cada comissão temática tem uma pauta na defesa da nossa sociedade. Então, a sua composição plural viabiliza exatamente a defesa da nossa comunidade, por isso a importância das eleições da OAB”, esclareceu. 

Veja como pensam os candidatos: 

Segundo Lucas Rosa, neste momento, é preciso voltar a olhar para o básico e para o dia a dia. Uma das reivindicações é os valores de trâmites processuais. “As custas judiciais estão muito altas e a classe média não consegue ajuizar ação”, argumentou. 

Na oposição, Bitto Pereira, em vídeo publicado nas redes sociais, disse que a “chapa chega a esse momento, com muita confiança e otimismo”, fruto do trabalho feito durante os três anos que esteve à frente da OAB/MS. 

Como votar? 

  • Os advogados devem se encaminhar até a Sede da Seccional, na rua Antônio Maria Coelho, no bairro Carandá Bosque;
  • Para votar, apresente o cartão ou a carteira de identidade de advogado;
  • Documentos como RG, CNH, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte também são válidos.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

UEMS abre inscrições para curso preparatório do Enem e vestibular

Está se preparando para o Enem e deseja impulsionar os estudos? De graça, a UEMS…

Boris Johnson é atacado por avestruz durante passeio nos EUA

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi atacado por um avestruz enquanto dirigia em…

Sete pessoas seguem internadas após acidente com ônibus da UFSM

Sete pessoas permanecem internadas em hospitais após o acidente com um ônibus da Universidade Federal…