É marcado o início de um novo ciclo na presidência da OAB (Ordem de Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul. A vaga para comandar o triênio 2025/2027 é disputada por duas chapas, que recebem votos das 9h até às 17h, nesta sexta-feira (22).
A primeira traz o nome Lucas Rosa como representante da chapa “Renovação OAB Para Todos”, enquanto a segunda chapa, “Pelo Futuro da OAB”, aposta, mais uma vez, em Bitto Pereira, que já ocupa a presidência e tenta a reeleição.
Considerada uma das entidades mais representativas da sociedade, a disputa é significativa e interfere até mesmo em atos e prazos processuais. Nesta sexta, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) anunciou que as operações estão suspensas, assim como audiências e julgamentos.
A paralisação foi atendida, após pedido feito pela AAMS (Associação de Advogados de Mato Grosso do Sul) e visa garantir que todos os inscritos na OAB possam exercer o direito ao voto, que só poderá ser validado na forma presencial.
Segundo a professora de Direito Constitucional da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e autora de livros sobre a entidade, a escolha afeta diretamente o funcionamento da sociedade. Afinal, a OAB participa como fiscalizadora de concursos e magistraturas, compõe bancas e tem o quinto constitucional, que significa que, pela Constituição, cerca de ⅕ das vagas de todos os tribunais são integradas por membros da advocacia.
“Nós temos várias comissões, além do conselho, tribunal de ética, e cada comissão temática tem uma pauta na defesa da nossa sociedade. Então, a sua composição plural viabiliza exatamente a defesa da nossa comunidade, por isso a importância das eleições da OAB”, esclareceu.
Veja como pensam os candidatos:
Segundo Lucas Rosa, neste momento, é preciso voltar a olhar para o básico e para o dia a dia. Uma das reivindicações é os valores de trâmites processuais. “As custas judiciais estão muito altas e a classe média não consegue ajuizar ação”, argumentou.
Na oposição, Bitto Pereira, em vídeo publicado nas redes sociais, disse que a “chapa chega a esse momento, com muita confiança e otimismo”, fruto do trabalho feito durante os três anos que esteve à frente da OAB/MS.
Como votar?
- Os advogados devem se encaminhar até a Sede da Seccional, na rua Antônio Maria Coelho, no bairro Carandá Bosque;
- Para votar, apresente o cartão ou a carteira de identidade de advogado;
- Documentos como RG, CNH, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte também são válidos.