Novo projeto monitora emissões de CO2 na soja por satélite em MT


Projeto de pesquisa desenvolvido em Mato Grosso permite monitorar o cultivo de soja e as emissões de CO2 (dióxido de carbono) utilizando imagens de satélite e tecnologia de ponta.

Foto: Ilustrativa | Divulgação

O projeto pretende fornecer informações detalhadas e atualizadas sobre as áreas de cultivo e as emissões de CO2 associadas à soja. Esses dados estão disponíveis gratuitamente para o público em geral através da plataforma SojaMaps.

Carlos Antonio da Silva Junior, professor da Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso), ressaltou que o estado é um dos maiores produtores de soja do Brasil, sendo importante desenvolver projetos que viabilizem o monitoramento de emissões de carbono, buscando soluções na redução dos efeitos de gás no efeito estufa e nas mudanças climáticas.

O projeto de pesquisa foi financiado pelo estado, por meio da Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso) através do Edital Fapemat nº. 010/2022 – Pesquisas com Nível Médio de Maturidade nas Engenharias.  

O projeto utiliza uma série temporal de imagens de satélite, abrangendo a totalidade dos 141 municípios.

Imagem plataforma foto
Foto: Reprodução plataforma SojaMaps

O SojaMaps é acessível por meio do portal institucional da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso, no endereço pesquisa.unemat.br/gaaf/plataformas/sojamaps.

O portal permite a visualização e o download dos dados mapeados, integrando informações de áreas mapeadas de soja e emissões de CO2. A plataforma é gratuita e de fácil acesso. 

Além de permitir uma melhor compreensão das áreas de cultivo de soja e dos seus fluxos de CO2, o projeto também contribui para a transparência e a acessibilidade das informações sobre o uso do solo e o impacto ambiental em Mato Grosso.

  1. Produtores de soja apostam em melhor produtividade para superar perdas após estiagem





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Austrália propõe lei que proíbe uso de redes sociais para menores de 16 anos

O governo australiano está sugerindo multas multimilionárias para as empresas de mídias sociais que violarem…

Justiça dá 5 dias para promotoria decidir sobre operação que mira Deolane e Gusttavo Lima

A Justiça de Pernambuco deu ao Ministério Público do estado (MPPE) um prazo de cinco…

Casamento comunitário é remarcado para dezembro em Cuiabá; veja data

A 3ª edição do Casamento Abençoado, que foi adiado pelo governo estadual, será realizado no…