O zagueiro, Juan Izquierdo, jogador do Nacional, clube do Uruguai, morreu na noite dessa quarta-feira (27). Ele teve uma parada cardíaca no campo enquanto jogava contra o São Paulo na quinta-feira (22), pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Izquierdo estava internado no hospital Israelita Albert Einstein e não resistiu às complicações do caso. Ele tinha uma arritmia cardíaca quase imperceptível e morreu de complicações da condição.
De acordo com o cardiologista, Dr. José Carlos Pachón, existem 2 tipos principais de arritmias, as benignas que, normalmente, ocorrem na parte superior do coração (átrios) e, apesar de interferirem nos batimentos cardíacos, dificilmente levam à morte. E as arritmias cardíacas malignas, que geralmente, ocorrem na parte inferior do coração (ventrículos) e podem ocasionar a morte súbita.
Se você, ficou com dúvida em relação ao que realmente aconteceu com o jogador, o Primeira Página organizou uma cronologia dos acontecimentos.
Mal súbito
A partida ocorreu na noite do dia 22 de agosto, e era decisão no Morumbis. No final dos 90 minutos haveria a decisão de qual time avançava na competição e qual seria eliminado.
O São Paulo ganhava por 2 a 0 do Nacional, e o jogo já estava no seu minuto 84 quando o zagueiro Izquierdo começa a cambalear próximo ao círculo central. Um companheiro de equipe vê, e prontamente chama a equipe médica no gramado. Veja o vídeo:
Internação
O jogador sai do Morumbis de ambulância e é encaminhado para o hospital mais próximo, o Israelita Albert Einstein. O lugar é considerado o melhor de toda a América Latina.
Nos dois dias seguintes, o jogador apresentou estabilidade no quadro, o que fez com que recebesse visitas de diversas pessoas, como do atleta rival, Jonathan Calleri do São Paulo, que inclusive se ofereceu para arcar com os custos da internação.
Piora e morte
Já durante o domingo (25), o jogador começou a apresentar piora no quadro de arritmia, condição que foi depois confirmada pelo departamento médico do Nacional. Izquierdo apresentava irregularidade no seu batimento. No entanto, jamais teria tido uma crise.
Nessas condições, segundo o cardiologista Pachón, muitos pacientes não têm sintomas e a descoberta da arritmia acaba sendo acidental, tendo a morte súbita como a primeira e única manifestação. Foi o que aconteceu com o zagueiro.
Na segunda-feira (26) ele apresentou uma progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana, necessitando neste caso de respiração mecânica, conforme os médicos.
Na terça-feira (27), ele teve morte encefálica e faleceu.
Quais os sinais da arritmia
Conforme a médica cardiologista Fernanda Weiler, é sempre necessário avaliação presencial de um médico, no entanto alguns sinais podem ser importantes para o diagnóstico.
1- Palpitações: a sensação de que o coração está batendo rápido demais, de forma irregular ou dando “pulos” pode ser um dos primeiros sinais de arritmia;
2- Tonturas ou desmaios repentinos: episódios de tontura, sensação de cabeça leve ou desmaios sem causa aparente podem indicar que o coração não está bombeando sangue adequadamente;
3- Fadiga sem motivo: cansaço extremo, falta de energia e fadiga mesmo em repouso podem ser sinais de que o coração não está funcionando corretamente;
4- Desconforto no peito: aperto ou dor no peito podem estar relacionados à arritmia e não devem ser ignorados, principalmente se frequentes;
5- Falta de ar, inclusive em repouso: dificuldade para respirar ou falta de ar durante atividades simples pode indicar que o coração está tendo dificuldades para bombear o sangue de maneira eficaz.
Família e amigos
O jogador deixa esposa, uma filha de oito anos e um recém-nascido de poucos dias. No Instagram, a esposa havia pedido orações para o marido no sábado (24).
“Olá, sou Selena, esposa de Juanma. Por favor, rezem por ele, orem, enviem forças e boas energias. Juanma precisa de nós, sei que ele é muito querido e estamos todos ansiosos que passe este momento. Em casa sua filhinha, de 8 anos, e seu filhinho, de 8 dias, estão em sua espera. Ele tem muito para viver. Por favor, rezem por ele”.
A família do jogador está em São Paulo e o corpo deve seguir para o Uruguai em breve. Nas redes sociais, diversos times brasileiros se solidarizaram com a família e amigos do jogador.