O que é um girocóptero, aeronave envolvida em acidente no RN


Duas pessoas morreram na queda de uma aeronave na Praia de Areias Alvas, localizada entre os municípios de Tibau e Grossos, no litoral da Costa Branca do Rio Grande do Norte, na tarde desta segunda-feira (21).

O veículo era um girocóptero. Esse tipo de aeronave geralmente comporta apenas dois ocupantes e se sustenta no ar por hélices e asas rotativas.

Também chamado de giroplano, autogiro ou simplesmente “giro”, o girocóptero, segundo a Looping, escola de aviação de Atibaia, é uma aeronave que voa com o empuxo de um motor traseiro com hélice e tem um rotor igual ao do helicóptero.

O motor “não faz o papel de propulsor nesta aeronave, apenas de asa rotativa, igual à asa de um avião, usando o princípio da autorrotação, isto é, a pressão do vento neste rotor é a que cria a sustentação para o voo”, apontou a Looping.

Um girocóptero custa a partir de R$ 700 mil e tem autonomia de cerca de duas horas de voo com o tanque completo com gasolina.

A aeronave, que data do século XIX, é conhecida como a mais segura do mundo, conforme explicado pela instituição. Leonardo Da Vinci tinha projetado algo semelhante em 1480, explica a instituição.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Equipe de busca é atacada por onça que teria devorado caseiro no Pantanal de MS

As equipes de busca que encontraram partes do corpo de Jorge Avalo, de 60 anos,…

Onça que devorou caseiro retorna para procurar corpo e ataca socorrista

A onça que matou o caseiro em uma área isolada da região de Touro Morto,…

Conheça Matteo Zuppi, “padre de rua“ italiano entre favoritos para conclave

O arcebispo de Bolonha, Matteo Zuppi, aparece entre os principais candidatos para o conclave, que…