O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fará um discurso nesta quinta-feira (18) na última noite da Convenção Nacional Republicana. A ocasião marca a primeira vez que Trump volta ao palco desde tentativa de assassinato contra ele no último sábado (13).
O discurso deve acontecer por volta das 23h, no horário de Brasília, na reunião do Partido Republicano que acontece em Milwaukee, nos Estados Unidos. A cerimônia marca o fim da Convenção Nacional Republicana, que nos últimos quatro dias mobilizou as bases da coalizão conservadora em torno de Trump.
De acordo com um dos seus principais conselheiros, Chris LaCivita, o discurso que Trump deverá proferir na Convenção Nacional Republicana será “muito focado no futuro”.
LaCivita não divulgou muitos detalhes sobre o discurso e disse que ele continuará mudando ao longo do dia.
“Estamos muito felizes com isso”, disse ele sobre o discurso acrescentando: “Mas as coisas vão mudar porque ainda é cedo.”
Não espera-se que Trump diga o nome do presidente Joe Biden nenhuma vez durante seus comentários na Convenção Nacional Republicana, quando aceitará a nomeação do partido, de acordo com uma fonte com conhecimento no assunto.
O conselheiro, Chris LaCivita disse que a campanha não levantou preocupações de segurança, “porque temos detalhes fenomenais”.
Mas ele afirmou: “Sempre me preocupei com a segurança, simplesmente estava. E, infelizmente, foi algo que aconteceu na frente de todos.”
O conselheiro disse que não estava no comício de Butler, Pensilvânia, no sábado (13), quando ocorreu o atentado contra Trump.
“Senti um pouco de culpa por não estar lá”, afirmou.
Ele acrescentou: “Quando seus amigos passam por algo traumático como esse, você quer estar com eles”.
Trump diz que fará “discurso totalmente diferente” após ataque
“Honestamente, agora será um discurso totalmente diferente”, disse Trump em entrevista ao Washington Examiner sobre seu discurso na Convenção após a tentativa de assassinato.
“Esta é uma chance de unir o país inteiro, até mesmo o mundo inteiro. O discurso será muito diferente, muito diferente do que teria sido dois dias atrás”, ele disse.
O retorno de Trump ao palco, e sua retórica no púlpito darão o tom tanto para os meses finais da campanha presidencial quanto para o futuro próximo da política americana.
No discurso Trump deve aceitar a indicação para ser oficialmente o candidato do Partido Republicano na corrida pela Casa Branca.
A CNN informou na segunda-feira (15) que Trump, que há muito acreditava que poderia ser alvo de violência política, respondeu aos acontecimentos de sábado apelando à união do país.
Última noite da Convenção Nacional Republicana
Além de Trump, há vários outros oradores notáveis, incluindo Dana White, Tucker Carlson, Hulk Hogan, Mike Pompeo, Eric Trump e o presidente do Comitê Nacional Republicano do Senado.
Performance de Kid Rock: o músico e aliado de Trump deve se apresentar na noite desta quinta-feira (18) antes de Trump subir ao palco, disse uma fonte familiarizada com a programação à CNN.
Discursos de republicanos de alto nível: Além de Trump, há vários outros oradores notáveis, incluindo Dana White, Tucker Carlson, Hulk Hogan, Mike Pompeo, Eric Trump e o presidente do Comitê Senatorial Republicano Nacional.
Saiba mais sobre os oradores da última noite da convenção através desta matéria.