O sonho voltou! Conheça Gabriel Bortoleto, brasileiro na Fórmula 1 em 2025

Gabriel Bortoleto vai disputar a F1 em 2025. (Foto: Redes Sociais)


Como diria aquele trecho de samba: “o show tem que continuar”, e vai! Após sete anos, nós voltaremos a passar os domingos acompanhando um brasileiro disputando a Fórmula 1.

O novo nome do automobilismo é Gabriel Bortoleto, jovem de 20 anos que se tornou o primeiro do Brasil a ganhar um título de F3 no atual formato e que foi confirmado como piloto da Sauber para a primeira modalidade em 2025.

Gabriel Bortoleto vai disputar a F1 em 2025. (Foto: Redes Sociais)

Trajetória de Bortoleto

Paulistano nascido em outubro de 2004, Gabriel iniciou no automobilismo aos 6 anos, disputando corridas de kart. Em 2012, ele foi campeão do Open do Brasileiro de kart, vice-campeão do Brasileiro e do Paulista, correndo na categoria Mirim.

Há 4 anos, ele evoluiu para as corridas de fórmula e vem fazendo uma forte campanha, tendo vencido disputas na F4 italiana, F3 e, recentemente, foi vencedor da F2 em seu primeiro campeonato.

Nesse caminho, o jovem de apenas 20 anos, se tornou pupilo do bicampeão Fernando Alonso, que gerenciou sua carreira europeia durante as disputas da F3 em 2023 – pela Fórmula Regional Europeia (FRECA), no qual Gabriel terminou em 6º lugar na colocação geral, a bordo de um carro francês.

Gabriel Bortoleto comemora triunfo em Barcelona na FRECA 2022. (Foto: Divulgação)
Gabriel Bortoleto comemora triunfo em Barcelona na FRECA 2022. (Foto: Divulgação)

Título da F2 e homenagem à Senna

Neste ano, Gabriel Bortoleto conquistou sua segunda pole position e o 1º pódio na Fórmula 2 de um jeito para lá de especial.

No Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Imola – onde Ayrton Senna morreu, no GP de San Marino de 1994, Bortoleto estreou um capacete em homenagem ao tricampeão mundial, um de seus ídolos no esporte.

Bortoleto com capacete em homagem à Senna. (Foto: James Sutton - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images)
Bortoleto com capacete em homagem à Senna. (Foto: James Sutton – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images)

F3 – título inédito para o Brasil?

Mas, para você entender melhor a proporção do feito, devemos lembrar que Bortoleto é o primeiro brasileiro a vencer uma F3 – categoria que nasceu em 2019 com o atual formato.

Quando falamos nessa disputa, lembramos de nomes como Pedro Piequet, Pedro Nunes, porém, eles fizeram parte de uma corrida antecessora, a GP3 Series, que nunca teve um piloto do Brasil levando o título.

É comum também lembramos de Ayrton Senna, mas, o caso dele também foi diferente, já que disputou outros campeonatos europeus batizados de ‘Fórmula 3’.

Esses campeonatos eram regionais e não significavam uma classe de categorias de base institucionalizada pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA), como ocorre atualmente.

Brasil de volta à F1 🏎🇧🇷

Nascido 10 anos após a morte do tricampeão Ayrton Senna – uma de suas inspirações – Bortoleto deu fim ao jejum de 7 anos sem pilotos brasileiros na F1, já que em 2017, Felipe Massa se aposentava das pistas.

Na Sauber, a dupla confirmada para 2025 será Gabriel Bortoleto e o alemão Nico Hülkenberg.

Na última sexta-feira (13), o jovem foi eleito ‘Novato da temporada’ durante a cerimônia de premiação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e recebeu o título das mãos de Max Verstappen.

  1. A vida de Ayrton Senna em 16 curiosidades que você não sabia

  2. Série de Ayrton Senna impressiona fãs com semelhança de personagens

  3. Sebastian Vettel se aposenta da F1 no final do ano





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Indícios de fraude em concurso levam vereador à prisão; entenda

O presidente da Câmara Municipal de General Carneiro, Janderson Lauro (PL), foi preso nesta sexta-feira…

Polícia apura morte de turista atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio

A turista Priscila Marques Monteiro, de 27 anos, morreu na última terça-feira (17), depois de…

Indústria bate 160 mil empregos no ano e busca avanço com Bolsa Família

Em coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (20) na Casa da Indústria, em Campo Grande,…