Como diria aquele trecho de samba: “o show tem que continuar”, e vai! Após sete anos, nós voltaremos a passar os domingos acompanhando um brasileiro disputando a Fórmula 1.
O novo nome do automobilismo é Gabriel Bortoleto, jovem de 20 anos que se tornou o primeiro do Brasil a ganhar um título de F3 no atual formato e que foi confirmado como piloto da Sauber para a primeira modalidade em 2025.
Trajetória de Bortoleto
Paulistano nascido em outubro de 2004, Gabriel iniciou no automobilismo aos 6 anos, disputando corridas de kart. Em 2012, ele foi campeão do Open do Brasileiro de kart, vice-campeão do Brasileiro e do Paulista, correndo na categoria Mirim.
Há 4 anos, ele evoluiu para as corridas de fórmula e vem fazendo uma forte campanha, tendo vencido disputas na F4 italiana, F3 e, recentemente, foi vencedor da F2 em seu primeiro campeonato.
Nesse caminho, o jovem de apenas 20 anos, se tornou pupilo do bicampeão Fernando Alonso, que gerenciou sua carreira europeia durante as disputas da F3 em 2023 – pela Fórmula Regional Europeia (FRECA), no qual Gabriel terminou em 6º lugar na colocação geral, a bordo de um carro francês.
Título da F2 e homenagem à Senna
Neste ano, Gabriel Bortoleto conquistou sua segunda pole position e o 1º pódio na Fórmula 2 de um jeito para lá de especial.
No Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Imola – onde Ayrton Senna morreu, no GP de San Marino de 1994, Bortoleto estreou um capacete em homenagem ao tricampeão mundial, um de seus ídolos no esporte.
F3 – título inédito para o Brasil?
Mas, para você entender melhor a proporção do feito, devemos lembrar que Bortoleto é o primeiro brasileiro a vencer uma F3 – categoria que nasceu em 2019 com o atual formato.
Quando falamos nessa disputa, lembramos de nomes como Pedro Piequet, Pedro Nunes, porém, eles fizeram parte de uma corrida antecessora, a GP3 Series, que nunca teve um piloto do Brasil levando o título.
É comum também lembramos de Ayrton Senna, mas, o caso dele também foi diferente, já que disputou outros campeonatos europeus batizados de ‘Fórmula 3’.
Esses campeonatos eram regionais e não significavam uma classe de categorias de base institucionalizada pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA), como ocorre atualmente.
Brasil de volta à F1 🏎🇧🇷
Nascido 10 anos após a morte do tricampeão Ayrton Senna – uma de suas inspirações – Bortoleto deu fim ao jejum de 7 anos sem pilotos brasileiros na F1, já que em 2017, Felipe Massa se aposentava das pistas.
Na Sauber, a dupla confirmada para 2025 será Gabriel Bortoleto e o alemão Nico Hülkenberg.
Na última sexta-feira (13), o jovem foi eleito ‘Novato da temporada’ durante a cerimônia de premiação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e recebeu o título das mãos de Max Verstappen.
-
A vida de Ayrton Senna em 16 curiosidades que você não sabia
-
Série de Ayrton Senna impressiona fãs com semelhança de personagens
-
Sebastian Vettel se aposenta da F1 no final do ano