Nem um bugio conseguiu escapar das garras da onça-pintada Aroeira. A onça, monitorada pelo Projeto Onçafari, foi flagrada fazendo um banquete com o macaco emblemático do Pantanal. Confira abaixo.
O vídeo foi feito pelo fotógrafo Lucas Morgado, que já está acostumado com os hábitos dos animais. Até ele ficou surpreso.
“Sabemos que as onças-pintadas são predadores bem oportunistas, mas, para mim, ver uma onça-pintada caçando bugios foi algo bem inesperado.”
Lucas Morgado, fotógrafo do Onçafari.
No dia do flagrante, conforme o fotógrafo, Aroeira estava bastante faminta. Depois de se alimentar do bugio que aparece no vídeo, ela ainda conseguiu capturar mais um.
Imponente
Conforme o Onçafari, Aroeira é mais arisca e reservada do que as outras onças monitoradas pelo projeto. Ela prefere ficar dentro da mata. Aroeira é monitorada pelos pesquisadores do Onçafari desde o nascimento, em 2020, e no ano passado deu à luz à oncinha Ramona.
Temperamental, a onça-pintada não costuma dividir carcaças e tem porte superior ao das outras onças. Uma das características inconfundíveis do animal é o olhar “puxadinho”.
Aroeira é filha da Manduvi e irmã da Amburana, da Bocaiúva, da Acuri e da Carandá, todos nomes de árvores.