Uma onça parda fêmea foi devolvida à natureza no município de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, após receber tratamento contra queimaduras nas patas, lesões no tórax e escoriações no joelho. O animal deu um baita susto nos moradores da cidade no dia 1º de setembro, quando foi filmada andando pelas ruas, e até em cima do muro de uma casa.
O registro curioso da onça perambulando pela cidade é um reflexo dos incêndios que vem ocorrendo no estado. É que com as queimadas, os animais silvestres, como as onças, acabam buscando refúgio em áreas urbanas.
Veja os vídeos abaixo da onça andando pelas ruas de Cáceres:
Depois de receber os cuidados em Porto Jofre, no munícipio de Poconé, a 104 km da capital, o animal foi transportado para a base da Base de Atendimento Ampara Pantanal.
Lá, a onça permaneceu por 10 dias sendo tratada, até estar com a saúde restabelecida para voltar ao seu habitat.
O animal foi acompanhado por profissionais especializados até ser foi solto no último domingo (16), em uma região de mata no município.
Toda a ação de resgate, cuidados e soltura foi realizada pela Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais), Ibama, Ampara (Associação Matogrossense de Pesquisa e Apoio à Adoção), Batalhão de Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.
-
Vídeo mostra animais correndo do fogo destruidor no Pantanal de MS
-
Sepultamento de animais domésticos em Cuiabá: Câmara rejeita veto e institui lei
-
Vídeo mostra “almoço” de animais no Pantanal em meio a destruição do fogo
-
Pantanal: animais são encontrados mortos nos incêndios
-
Pai do ano: veja 5 animais que são superpais e você não sabia