Umas das estrelas do projeto Onçafari, Arumita, onça-pintada de dois anos e meio, deixou poético até o momento mais rotineiro da cadeia alimentar no Pantanal. Ao caçar um teiú para comer, protagonizou cena digna de porta-retrato, eternizada pela fotógrafa Giovanna Leite.
A sequência mostra o felino carregando o lagarto ainda vivo na boca. A luz do dia, mesclada com as pintas de Arumita e as listras em tons de verde do réptil, resultou nas fotos compiladas no vídeo acima. “Eu definitivamente não estava esperando por esse momento”, resume a fotógrafa em postagem nas redes sociais.
-
Ariranhas se unem e colocam onça-pintada para correr; assista
Ao narrar o momento, ela conta que a onça “ficou por vários minutos dentro da água, até que começou a caminhar para comer dentro do mato. As coisas mais lindas de poder viver com as onças é aprender com elas e vê-las em seu comportamento natural, inclusive caçando seu próprio alimento”.
Giovanna, que também é bióloga, explica que as onças-pintadas são animais oportunistas e já foram registrados mais de 85 espécies que servem como cardápio. “Por isso sempre digo da importância da conservação do todo para manter o equilíbrio no planeta”.