Em meio à paisagem selvagem do Pantanal, na região de Miranda, em Mato Grosso do Sul, o fotógrafo Lucas Morgado, da ONG Onçafari, viveu um momento inesquecível: enquanto observava a natureza, foi surpreendido por uma onça-pintada acompanhada do filhote, caminhando tranquilamente em sua direção.
Apesar da cena parecer intimidadora, os animais estavam calmos, apenas passeando pela mata da Fazenda Caiman, uma reserva com mais de 50 mil hectares de natureza preservada, considerada um dos principais refúgios da biodiversidade pantaneira.
No vídeo registrado por Morgado (assista mais abaixo), é possível ver a onça Aroeira e seu filhote, Jatobá, explorando o ambiente com tranquilidade. A publicação nas redes sociais do fotógrafo revela a emoção do momento:
“É uma sensação indescritível quando uma onça-pintada caminha em sua direção, ainda mais acompanhada do seu filhote. Coisas que só o Pantanal proporciona.”
Assista vídeo abaixo:
Onça-pintada Aroeira
Aroeira é uma das onças monitoradas pela ONG Onçafari, que atua na conservação da espécie na região da Fazenda Caiman.
Nascida em 2020, ela recebeu esse nome em homenagem a uma árvore nativa, assim como os demais membros de sua família: filha de Manduvi e irmã de Amburana, Bocaiúva, Acuri e Carandá.
Agora, Aroeira também é mãe. Com os filhotes Jatobá e Jacarandá, ela segue formando uma linhagem de monitoramento e conservação das onças-pintadas no Pantanal sul-mato-grossense.