Onça-pintada resgatada de incêndio se recupera e volta ao Pantanal

CNN Brasil


A onça-pintada resgatada de um incêndio no mês passado em Miranda (MS), no Pantanal sul-mato-grossense, foi solta nesta sexta-feira (27). O animal, símbolo do bioma, ficou por43 dias em tratamento e recuperação no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande (MS).

A onça batizada de Miranda, em homenagem à cidade em que foi encontrada, foi solta na área de refúgio ecológico do município, a 236 km da capital.

O felino foi solto em uma operação que envolveu médicos veterinários e biólogos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e CRAS, além da equipe do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da  Polícia Militar Ambiental.

“Miranda é uma jovem onça-pintada, com grande potencial reprodutivo, o que nos traz esperanças de que ela possa, no futuro, contribuir para a continuidade da espécie no Pantanal”, disse a veterinária Aline Duarte, coordenadora do CRAS.

Resgate da onça Miranda 

Dois dias antes de ser resgatada, a onça-pintada — de aproximadamente dois anos —  tinha sido avistada com dificuldades para andar. O animal estava com as patas queimadas

Miranda foi encontrada em uma manilha, foi sedada pela equipe de resgate e recebeu os primeiros cuidados. No hospital, o felino recebeu curativos diários, com uso de pomadas cicatrizantes e passou por tratamentos de ozonioterapia para acelerar a cicatrização das patas.

Onça chegou com patas queimadas ao hospital. • Álvaro Rezende

Na mesma semana do resgate, a onça Antã foi resgatada na região do Passo da Lontra. O animal não resistiu aos ferimentos e morreu no dia 11 deste mês.

Aumento nas queimadas 

O Mato Grosso do Sul registrou 1923 focos de incêndio neste mês até esta sexta-feira (27), de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).O número é quase seis vezes maior do que o contabilizado em todo o mês de setembro do ano passado.

No pantanal, já são 11.519 focos de incêndio desde o começo do ano — quase o dobro do registrado em todo o ano passado, segundo o Inpe

*Com informações de Daniel Rittner 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

saiba o que vem depois da prova

O domingo (24) foi de prova do Enade 2024 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)…

Emirados Árabes Unidos prendem suspeitos de assassinato de rabino israelense

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos prenderam três pessoas suspeitas de assassinar um rabino israelense-moldávio no…

Genro dá golpe de R$30 milhões na sogra para aplicar em bitcoins em Goiás

A Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso de Goiânia (GO) investiga um homem que deu…