onda de calor deixa MS um forno


Setembro chegou acompanhado de uma onda de calor marcada por uma combinação preocupante: muito calor, baixa umidade e nada de chuva. Até o próximo dia 13 de setembro, Mato Grosso do Sul pode registrar temperaturas acima de 40°C.

Termômetro registrando 40 ºC. (Foto: Tânia Rego/AgênciaBrasil)
  1. Calor e sol forte marcam o começo da semana em Cuiabá; capital segue sem chuvas

  2. Frio ou calor? Entenda como fica o tempo em MS

Baixa umidade

Nesta segunda-feira (2), todos os 79 municípios do estado estão sob “alerta amarelo” do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) devido à baixa umidade relativa do ar, que varia entre 30% e 20%.

Outro alerta de grau “vermelho” avisa sobre a incidência de umidade relativa do ar abaixo de 12% em 20 cidades, incluindo Corumbá, Aparecida do Taboado e Costa Rica.

Nestas regiões é grande o risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça, etc). Confira os municípios sob aberta vermelho aqui.

Diante deste panorama, a população deve estar atenta aos cuidados com a saúde:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Diante das altas temperaturas, Mato Grosso do Sul também está sob risco iminente de incêndios. A onda de calor é reflexo da presença de massas de ar quente e seco, que são comuns nessa época, mas têm se intensificado com o passar dos anos.

Confira como fica o clima em MS no resto da semana:

Entre segunda-feira (2) e quarta-feira (4)

Tempo estável, com predomínio de sol e variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul. Máximas podem atingir 38-41°C, e a umidade relativa do ar deve variar entre 8% e 20%.

Entre a tarde/noite de quarta-feira (4) e quinta-feira (5)

O avanço de uma nova frente fria irá favorecer uma leve queda das temperaturas e, com menor probabilidade, a ocorrência de chuvas, principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado.

Quinta-feira (5)

Na quinta-feira, o tempo deverá ficar estável, com sol e aumento de nebulosidade, além de probabilidade de chuvas, principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado. A frente fria causará uma leve queda das temperaturas.

Nas demais regiões, o tempo será com sol e variação de nebulosidade. Em relação às temperaturas, nas regiões sul, sudoeste e leste, as mínimas variam entre 12°C e 17°C, e as máximas entre 21°C e 26°C.

Na região pantaneira, esperam-se mínimas entre 20°C e 22°C, e máximas de até 27°C a 29°C. Para as outras regiões do estado, são previstas mínimas entre 19°C e 22°C, e máximas entre 35°C e 38°C. Em Campo Grande, mínimas entre 19°C e 21°C, e máximas de até 30°C.

Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 35%, principalmente nas regiões norte e bolsão.

Sexta-feira (6)

Na sexta-feira, podem ocorrer temperaturas abaixo de 10°C no sul do estado. Essa frente fria passará rapidamente pelo estado de MS, e as temperaturas voltarão a subir no próximo final de semana, ficando elevadas e acima da média para o período, com valores que podem atingir 38°C a 42°C, principalmente nas regiões pantaneira e sudoeste.

Com informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS).





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Eleitores vão às urnas no Uruguai neste domingo (24) em disputa acirrada

Os uruguaios vão às urnas neste domingo (24) para o segundo turno das eleições presidenciais…

Em ação judicial, prefeitura de SP culpa idosa de 91 anos que morreu atropelada

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), culpou Dolores…

“Trump não tem uma estratégia para acabar com as guerras”, diz especialista ao WW Especial

O especialista em Relações Internacionais, Sidney Leite, afirmou que o presidente eleito dos Estados Unidos,…