Onda de calor no Sul e chuva forte no Nordeste; veja como fica o tempo

CNN Brasil


O Brasil passa por uma dualidade climática nesta semana, com o Sul do país enfrentando uma onda de calor intensa e o Nordeste sofrendo com chuvas torrenciais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas vermelhos e laranjas para diversas regiões, com temperaturas podendo ultrapassar os 40°C no Sul e volumes de chuva expressivos no Nordeste.

De acordo com o Inmet, no Sul, o Rio Grande do Sul é o estado mais afetado pela onda de calor, com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C até a próxima segunda-feira (10).

A região metropolitana de Porto Alegre, o sudoeste, oeste, sudeste e nordeste do estado são as áreas mais vulneráveis. A previsão aponta para um breve alívio na sexta-feira (7), com a capital gaúcha registrando 29°C, mas com sensação térmica ainda mais elevada.

Santa Catarina também está sob aviso de onda de calor, com temperaturas elevadas previstas para a Grande Florianópolis, sul, norte e Vale do Itajaí entre sábado (8) e segunda-feira (10).

Mesmo com a onda de calor, o Rio Grande do Sul poderá ter tempestades nesta quarta-feira (5), com possibilidade de queda de granizo, principalmente à tarde e à noite, conforme aviso amarelo de “perigo potencial”.

A falta de chuvas no norte da Argentina e no centro-oeste do Rio Grande do Sul, intensificada por fenômenos como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Vórtice Ciclônico de Altos Níveis 1 (VCAN) e La Niña, contribuem para o aumento das temperaturas.

Informações do Inmet indicam que o Nordeste se prepara para enfrentar chuvas torrenciais. A região metropolitana de Recife, a Mata e o leste de Alagoas estão sob aviso vermelho de “grande perigo”, com previsão de trovoadas e acumulados expressivos de chuva.

O norte do Nordeste também está em alerta laranja de “perigo” para chuvas intensas, com Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas sendo as áreas mais vulneráveis, com previsão de até 100 mm de chuva e ventos de até 100 km/h.

Áreas do Norte e Centro-Oeste, estão sob aviso laranja de “perigo” para pancadas de chuva com acumulados de até 100 mm.

Um aviso amarelo de “perigo potencial” do Inmet alerta para chuvas intensas em 18 estados, de Norte a Sul do país, com volumes de até 50 mm em 24 horas e ventos de até 60 km/h.

As chuvas são resultado da combinação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que aumentam a instabilidade na região.

*Sob supervisão



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Polícia prende militares que usavam voos da FAB para transportar drogas

Três militares da Força Aérea Brasileira foram presos em uma investigação da Polícia Civil do…

Agente de trânsito leva soco de motorista em Rondonópolis

Câmeras de segurança de uma avenida de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, registraram o…

Vice das Filipinas sofre impeachment por plano para matar presidente

A Câmara Baixa das Filipinas aprovou na quarta-feira (5) o impeachment da vice-presidente Sara Duterte,…