Onda de frio derruba temperatura no RS hoje e chega a São Paulo nesta sexta-feira (9)

CNN Brasil


Uma frente fria deve avançar sobre o estado de São Paulo e provocar chuva entre a tarde e noite desta sexta-feira (9), em áreas do sul paulista. O deslocamento de uma massa de ar polar poderá causar acentuada queda de temperatura também no RS.

De acordo com a previsão do Climatempo, a semana termina também com retorno da chuva sobre o Mato Grosso do Sul. Há a possibilidade de rajadas de vento para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

A umidade relativa do ar pode ficar em alerta com índices abaixo dos 30% em regiões de SP e abaixo dos 20% em áreas do MT, GO, PA, BA, PI, MA e TO. Há alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 e 90 km/h entre a região de Ilhéus (BA) e Salvador (BA).

Veja a previsão para esta quinta-feira (8)

Região Sudeste

O avanço de uma frente fria, na região Sudeste, a partir desta quinta-feira (8) deve favorecer o retorno das chuvas em parte do estado de São Paulo. Em todo o corredor sul do estado, que percorre áreas do extremo oeste, sul e Vale do Ribeira (SP), o dia deve amanhecer já com forte presença de nuvens.

Nas demais áreas de São Paulo, o tempo deve permanecer estável, mas haverá forte presença de nebulosidade sobre o céu, principalmente após o início do período da tarde.

Antes da chegada da frente fria, a previsão é que a orientação dos ventos conduza um aumento expressivo das temperaturas, e a umidade do ar deve seguir atingindo limiares de atenção no período da tarde.

A umidade relativa do ar deve variar entre 21% e 30% durante as horas mais quentes, em diversas regiões de SP, MG e RJ.

No Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, a condição de tempo deve se manter estável, com predomínio de sol entre algumas variações de nuvens durante o dia.

Região Sul

No Rio Grande do Sul, a previsão é de retorno da condição de tempo estável em áreas do sul, sudoeste e oeste do estado que deve percorrer a campanha gaúcha, fronteira oeste e região das missões, ao longo desta quinta-feira (8).

Todo o estado deve sofrer uma queda acentuada das temperaturas em decorrência de uma forte massa de ar polar que deve adentrar sobre a região.  À noite, as mínimas também devem sofrer queda considerável.

Em Porto Alegre (RS), o tempo deve permanecer instável, com condição para chuva recorrente ao longo das horas, podendo se intensificar em alguns intervalos.

Já em Santa Catarina, o deslocamento da frente fria deve levar a condição de chuva para todas as regiões.

No Paraná, a condição também deve ser de tempo instável e há previsão de chuva em todas as regiões. O dia seguirá marcado pela forte presença de nebulosidade, com condições para episódios de chuva recorrentes no decorrer das horas.

Região Centro-Oeste

No centro-oeste, o avanço da frente fria deve condicionar o retorno das instabilidades sobre o Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (8).

Na maior parte do MS, o tempo deve permanecer fechado ao longo do dia, com condição para chuva persistente no decorrer das horas, além disso, a circulação de ar frio deve impedir a elevação das temperaturas.

Os termômetros devem seguir elevados, e a sensação ainda é de calor extremo em algumas áreas do MT, inclusive na capital Cuiabá (MT), onde as máximas devem ficar na faixa dos 39ºC.

Nas regiões norte e noroeste do MS, sul e leste de GO, DF e noroeste do MT, a umidade relativa do ar deve seguir atingindo limiares de atenção, entre 21% e 30%.  Nas demais áreas do MT e GO, a umidade deve ficar abaixo de 20% durante as horas mais quentes.

A previsão é que deve haver condições para rajadas de vento moderadas variando entre 40 e 50 km/h ao longo do dia, no centro, sul e leste do MT, em GO, DF e na região norte, centro, oeste e leste do MS.

Região Nordeste

A região Nordeste, deve ter a formação de nuvens carregadas com episódios de chuva em toda costa leste, que percorre desde o litoral sul da Bahia até a costa leste do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (8).

Deve haver chuva moderada entre Ilhéus (BA) e Maceió (AL), e condições para temporais na região.

As temperaturas devem permanecer elevadas e o predomínio de ar seco deve seguir sobre o interior do Nordeste, no Ceará, Piauí e no Maranhão, com tempo estável e sem condições para ocorrência de chuva.

Áreas da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará e Piauí devem ficar em atenção com ar seco que deve seguir contribuindo para a queda dos índices de umidade ao longo das horas mais quentes entre 21% e 30%.

A umidade pode ficar abaixo de 20% no extremo oeste da BA, extremo sul do PI e do MA.

Região Norte

No norte, instabilidades devem seguir atuando sobre a faixa mais ao norte e oeste da região, nesta quinta-feira (8).

A previsão é de ocorrência de pancadas de chuva variando de intensidade sobre o norte do Pará, oeste e norte do Amazonas, no Acre, oeste e sudoeste de Rondônia, no Amapá e em Roraima.

A chuva deve se intensificar no norte do AM, no AC e em RR, seguidas por rajadas de vento e descargas atmosféricas. Porém, nas demais áreas do Amazonas, todo centro e sul do Pará, Tocantins e Rondônia, o tempo segue estável.

Áreas do norte do TO, todo centro e sul do PA, sudeste do AM e em RO devem ficar em alerta, uma vez que a umidade deve variar entre 21% e 30% no período da tarde. Em áreas do centro e sul do Tocantins e sudeste do Pará, a umidade do ar pode ficar abaixo de 20% nas horas mais quentes.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Empregadores têm até a próxima 6ª para pagar parcela do 13° salário

Dia 24 e restou o mês ao fim do salário? Calma! Trabalhadores que cumprem regime…

Israel ordena desocupação na cidade de Gaza, criando nova onda de deslocamentos

O exército israelense emitiu novas ordens de desocupação para moradores das áreas de um subúrbio…

Inmet emite alerta para chuvas perigosas nos próximos dias em MG

Minas Gerais está em alerta para fortes chuvas perigosas nos próximos dias, segundo o Instituto…