ONU está “extremamente preocupada” com escalada da violência entre Israel e Hezbollah


O escritório de direitos humanos das Nações Unidas disse estar “extremamente preocupado” com a escalada da violência entre Israel e o Hezbollah no Líbano e alertou para o risco de uma “repercussão regional” das hostilidades.

“Estamos extremamente preocupados, profundamente preocupados com a escalada no Líbano, com os ataques que vimos aos dispositivos de comunicação, aos pagers, seguidos de ataques com foguetes e troca de foguetes de ambos os lados. Marca uma verdadeira escalada no conflito”, disse Ravina Shamdasani, porta-voz do Gabinete do Alto Comissariado para os Direitos Humanos, à Agência France-Presse nesta segunda-feira (23).

Shamdasani disse que “tanto as ações como a retórica” de Israel e do Hezbollah estão “levando o conflito a outro nível”. A porta-voz acrescentou que a ONU tem alertado sobre esta situação.

“Ao longo de décadas, vimos civis apanhados no meio destes conflitos, desta retórica, desta escalada. Mas em vez de uma diminuição na tensão, o que vimos também no fim de semana é mais retórica com novos planos de escalada, e isso precisa parar”, disse ela.

A Força Interina da ONU no Líbano (UNIFIL), uma missão de manutenção da paz, também expressou “grave preocupação” com a segurança dos civis no sul do Líbano. O chefe da UNIFIL, general Aroldo Lázaro, disse nesta segunda-feira que havia se envolvido com partidos libaneses e israelenses, enfatizando a necessidade urgente da diminuição da escalada.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

tucanos diferentões têm briga eterna com próprio reflexo

Funciona quase como uma consulta médica: dia e hora marcados. É assim toda tarde em…

pequi recupera áreas degradadas e garante renda a famílias

O pequi, fruto típico do Cerrado, é mais do que um símbolo da cultura regional.…

Grande ataque israelense atinge subúrbio ao sul de Beirute

Neste domingo (24), um subúrbio no sul de Beirute foi tomado por fumaça após ser…