A Polícia Civil do Paraná desarticulou uma sofisticada organização criminosa especializada no tráfico de drogas, nesta sexta-feira (13).
A operação resultou na prisão de 10 pessoas, sendo oito na Região Metropolitana de Curitiba, e na apreensão de dois helicópteros utilizados para transportar grandes quantidades de entorpecentes.
A ação contou com a participação de equipes especializadas da PCPR e teve como alvo principal uma organização criminosa que atuava de forma transnacional, utilizando rotas aéreas para transportar drogas entre os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
As aeronaves apreendidas, avaliadas em quase R$ 2 milhões, eram utilizadas para transportar ilícitos para locais de difícil acesso, dificultando a ação das autoridades.
Uma das aeronaves já havia sido identificada em investigações anteriores e era alvo de mandado de sequestro.
“A apreensão dos helicópteros é um dos elementos fundamentais para interromper a atividade desse grupo”, afirmou o delegado Victor Loureiro, responsável pela operação.
Prisões, apreensões e investigação
Além dos helicópteros, a polícia apreendeu armas de fogo, munições, drogas e documentos. As investigações apontam que o grupo possui uma estrutura complexa, com ramificações em diversos estados brasileiros.
A polícia também identificou um esquema de lavagem de dinheiro utilizado pelo grupo para ocultar os lucros obtidos com o tráfico de drogas. Grandes quantias de dinheiro eram movimentadas por meio de contas bancárias de terceiros, dificultando o rastreamento das operações financeiras.
A investigação continua para identificar outros integrantes da organização criminosa e desmantelar completamente a estrutura.