Operação da PF investiga incêndios criminosos na região do Pantanal


A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (20) a Operação Prometeu, voltada a combater os crimes de incêndio e a exploração ilegal em terras da União na área de Corumbá, a 413 km de Campo Grande.

Policiais federais estão cumprindo sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Corumbá, em colaboração com o Ibama e a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

As investigações se concentram nos incêndios ocorridos em 2024 e revelaram que a área queimada é um alvo recorrente de crimes ambientais, sendo frequentemente apropriada de forma ilegal e sujeita a fraudes junto aos órgãos governamentais.

A ocupação irregular da área, que soma 6.419,72 hectares, é utilizada para exploração econômica na pecuária.

As buscas realizadas indicam a presença de pelo menos 2.100 cabeças de gado na área da União, com uma estimativa de que mais de 7.200 animais tenham sido criados durante todo o período investigado.

A perícia da Polícia Federal identificou um dano superior a R$ 220 milhões decorrentes da exploração ilegal da área.

Os investigados são suspeitos de provocar incêndio em mata ou floresta, desmatamento, exploração econômica de área pública, falsidade ideológica, grilagem de terras e formação de associação criminosa.

Região afetada pela queimada (Foto: Divulgação)
Região afetada pela queimada (Foto: Divulgação)

Operação

O nome da operação, “Prometeu”, faz referência ao personagem da mitologia grega que roubou o fogo dos deuses e o entregou à humanidade, simbolizando a má utilização desse recurso no Pantanal, onde a prática do fogo é incentivada na pecuária.

Assim como Prometeu foi castigado por Zeus, a operação responsabilizará aqueles que abusam do uso do fogo e exploram de maneira irresponsável as riquezas naturais do bioma pantaneiro.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mesmo acumulada, Mega-Sena garante churrasco de domingo em MS e MT

Prêmio principal da Mega-Sena foi a R$ 55 milhões após acumular mais uma vez na…

Templo muçulmano é destruído por Israel em ataque na Faixa de Gaza

Em mais um episódio do conflito que se arrasta há 13 meses na Faixa de…

Piloto mandou vídeo dentro de avião antes de morrer em acidente em Goiás

O piloto João Adolpho Pontes Santana Branco morreu em uma queda de avião na quarta-feira…