Operação mira site que pirateava mangás, manhuas e webtoons em MT


Um site usado para distribuir ilegalmente mangás, manhuas e webtoons foi alvo da Polícia Civil de Mato Grosso nesta terça-feira (15), durante a operação Slimeread – Traço Final.

A plataforma, com cerca de cinco mil acessos mensais, oferecia quadrinhos protegidos por direitos autorais sem autorização e gerava lucro por meio de anúncios e doações dos usuários.

Operação Slimeread – Traço Final tem como alvo site que pirateava mangás, manhuas e webtoons em MT. (Foto: PJC-MT)

Coordenada pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), a operação cumpriu quatro ordens judiciais: o bloqueio do domínio principal, a exclusão de acesso a sites relacionados que exploram pirataria digital no Brasil, além de dois mandados de busca e apreensão – um em Cuiabá e outro em Jaciara.

As ordens foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá, com apoio da Delegacia de Polícia de Jaciara e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.

Segundo as investigações, o site funcionava de forma organizada e lucrava indiretamente por meio da monetização de conteúdo pirateado e de doações voluntárias feitas por leitores.

O esquema causava prejuízo financeiro a autores e editoras e afetava a concorrência no setor criativo, além de impactar a arrecadação de impostos e a geração de empregos formais.

A ação integra uma força-tarefa nacional coordenada pelo Ciberlab — o Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça — dentro da estratégia da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) para combater crimes contra a propriedade intelectual.

A pena para pirataria digital no Brasil é de dois a quatro anos de reclusão, além de multa. Os responsáveis pelo site também podem ser investigados por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

A Polícia Civil afirma que as investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.

O nome da operação, Slimeread – Traço Final, faz referência ao domínio do site e ao estilo artístico típico dos quadrinhos, sugerindo o encerramento da atividade ilegal com a ação policial.

  1. Servidor do TCE deve assumir Secretaria de Fazenda de Várzea Grande

  2. Abilio exonera secretário de Educação por viagem fora do país

  3. Operação busca por casal do DF que desapareceu após chegar em MT



Fonte do Texto

VEJA MAIS

EUA ordenam triagem em redes sociais de solicitantes de visto de Gaza

O governo Trump ordenou nesta quinta-feira (17) uma triagem nas redes sociais de todos os…

Jiboia de mais de 1 metro é vista em árvore no campus da UFBA; veja imagens

Uma jiboia de mais de um metro foi vista por estudantes da Faculdade de Arquitetura…

amizade inusitada viraliza na internet

Uma cena peculiar chamou a atenção de moradores e internautas. Um cachorro vira-lata caramelo foi…