Oposição do Equador pede revisão dos votos nas urnas da eleição

CNN Brasil


O partido da líder da oposição equatoriana e ex-candidata presidencial, Luisa González, solicitou ao conselho eleitoral do país na terça-feira (22), que revise a contagem dos votos presidenciais em 1.729 urnas, para provar o que afirma ter sido uma fraude eleitoral.

Autoridades eleitorais e observadores externos afirmaram que o atual presidente Daniel Noboa garantiu um mandato completo após vencer o segundo turno no dia 13 de abril, mas o partido Revolução Cidadã solicitou revisões das urnas que, segundo ele, a documentação está incompleta ou incorreta.

O Conselho Eleitoral Nacional (CNE), cujo presidente divulgou o número em uma coletiva de imprensa, agora analisará o pedido e poderá aprovar a recontagem de todas, algumas ou nenhuma das urnas.

Oposição não reconhece o resultado

Luisa González se recusou a aceitar os resultados de sua derrota para Daniel Noboa no segundo turno das eleições presidenciais, afirmando que “o Equador vive uma ditadura e a fraude mais grotesca de sua história”.

Em sua primeira declaração após a divulgação dos resultados no dia 13 de abril, que lhe deram 44,08% dos votos válidos, contra 55,92% de Noboa e 89,59% da contagem de votos, González anunciou que solicitaria a reabertura das urnas e a recontagem dos votos.

“Denuncio perante meu povo, a mídia e o mundo que o Equador vive uma ditadura e a mais grotesca fraude eleitoral da história da República do Equador”, declarou González, sem apresentar provas que sustentassem sua afirmação.

A candidata afirmou que “a Revolução Cidadã sempre reconheceu a derrota quando pesquisas e dados de acompanhamento mostraram isso”.

“Mas hoje não reconhecemos os resultados”, enfatizou.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Policial de folga morre após entrar em confronto com agentes do GATE em SP

Um policial militar, identificado como Rogério Vital dos Santos, morreu após entrar em confronto com…

Âncora da CNN sente forte terremoto ao vivo na Turquia; veja vídeo

Meltem Bozbeyoğlu, uma âncora da CNN Turca, estava ao vivo quando um terremoto de magnitude…

saiba quais foram os 4 antes de Francisco

A igreja católica já teve 266 papas, desde São Pedro, o primeiro pontífice, até ao…