Para os casais que tiveram o privilégio de receber as bênçãos do Papa Francisco, a partida do líder da Igreja Católica, nesta segunda-feira (21), deixa um vazio carregado de saudade e gratidão.
Sandra e o marido sendo abençoados pelo Papa Francisco. (Foto: Arquivo Pessoal)
Em 2018, o encontro com o Papa tornou ainda mais inesquecível a lua de mel da advogada Sandra Paula Ferreira Rocha e do administrador Raphael da Silva Matos.
Sandra lembra que já estava a caminho de Roma quando soube, por acaso, da tradicional bênção aos recém-casados promovida por Papa Francisco nas Audiências Gerais das quartas-feiras, no Vaticano.
“Fiquei sabendo por uma prima que o Papa dava essa bênção para os recém-casados. Assim que chegamos em Roma para nossa lua de mel, já corremos atrás de garantir nossa participação.”
Sandra Paula Ferreira Rocha, advogada.
Segundo Sandra, não foi burocrático participar da cerimônia: o casal conseguiu o aceite para a bênção na véspera. A única exigência era o traje a rigor e o certificado de casamento na Igreja Católica. Por coincidência, ela já havia levado na mala o vestido branco ideal para a cerimônia.
Sandra e o marido durante encontro com o Papa Francisco. (Foto: Arquivo Pessoal)
Eles ainda tiveram uma bênção em dose dupla. Participaram do encontro no dia 21 de novembro de 2018, mas não conseguiram se aproximar do Papa.
Na semana seguinte, em 28 de novembro, decidiram voltar à cerimônia e, dessa vez, conseguiram estar frente a frente com Francisco. O momento foi eternizado em uma imagem emocionante.
Para a advogada, a bênção do Papa veio para selar o amor que ela e o marido estavam construindo.
“Foi fantástico. Ele é um ser muito espiritualizado mesmo, muito elevado. A gente sente a espiritualidade, a leveza quando está com ele. Ele não solta da mão da gente enquanto a gente não solta. Ele olha nos nossos olhos, sabe? Como quem está abençoando mesmo. Ele olha com todo amor, com todo respeito. Ele olha pra gente como filhos, como ovelhas mesmo.”
Sandra Paula Ferreira Rocha, advogada.
Sandra frisa que estar ao lado do Papa foi uma oportunidade única, que mudou a visão que ela tinha do pontífice. Francisco era, para ela, o Papa que acolhia a todos, sem distinção.
“Não foi um momento turístico para nós. Foi um momento de muita fé. Ele era um líder espiritual muito forte. Eu não tinha tanta referência, tanta ligação com o Papa, porque achava que era algo muito distante. Quando, na verdade, ele era muito acessível. Era possível chegar até ele, era possível receber uma bênção dele. Me senti muito honrada, me senti muito digna.”
Sandra Paula Ferreira Rocha, advogada.
Na opinião de Sandra, o Papa Francisco deixa um legado de humildade, respeito e amor ao próximo.
Sandra e o marido em Roma. (Foto: Arquivo Pessoal)
“O Papa era uma pessoa extremamente espiritualizada. Fica a saudade, fica o bom exemplo e a certeza de que ele fez uma boa Páscoa, que ele está com o Cristo ressuscitado.”
Sandra Paula Ferreira Rocha, advogada.
Calline e Rafael
Calline e Rafael diante do Papa. (Foto: Arquivo Pessoal)
A morte do Papa Francisco também pegou de surpresa a esteticista Calline Belchior Barbosa e o marido, o agrônomo Rafael Vieira Barbosa de Oliveira. Os dois tiveram o amor abençoado pelo Papa em 27 de novembro de 2024.
“Hoje, com muita tristeza, recebemos a notícia do falecimento do Santo Padre. Papa Francisco deixa um legado de simplicidade, compaixão e força com que conduziu a Igreja e tocou milhões de corações ao redor do mundo — inclusive o nosso”.
Rafael Vieira Barbosa de Oliveira, agrônomo.
Para Rafael, a missão de Francisco não terminou: de onde estiver, ele continuará abençoando os milhares de fiéis pelo mundo.
“Acreditamos que ele intercede por nós, assim como intercedeu por tantas pessoas ao longo de sua missão. E que agora, em paz, continua a nos abençoar, junto a Deus”.
Rafael Vieira Barbosa de Oliveira, agrônomo.
Renato e Alana
No ano passado, o aquidauanense Renato Lopes de Paula e a esposa Alana Scheid Rossato, de 27 anos, também tiveram o matrimônio abençoado pelo Papa Francisco. O Primeira Página contou a história de amor dos dois.
Nesta segunda-feira, Alana relembrou, pelas redes sociais, a ocasião que se tornou um divisor de águas na vida do casal.
“Uma honra e grande privilégio ter conhecido nosso amado Papa Francisco! Que Deus acolha sua alma com alegria e misericórdia, e que sua memória nos inspire a viver com esperança, humildade e amor. Descanse em paz, Santo Padre!”
Alana Scheid Rossato, via Instagram.
Alana e o marido sendo abençoados pelo papa. (Foto: Instagram)
A morte de Papa Francisco
O papa Francisco morreu nesta segunda, às 2h35 do horário de Brasília, 7h35 no horário do Vaticano. O pontífice, que tinha 88 anos, foi o líder da Igreja Católica durante 12 anos.
Segundo o Vaticano, “Chico” teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, o que resultou em sua morte.
Em seu testamento, Francisco deu mais uma demonstração da simplicidade que sempre demonstrou ao longo de 12 anos de papado. A urna onde o corpo do papa será colocado é de madeira, revestida apenas por zinco. O sepultamento ocorrerá na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. A medida quebra uma tradição da Igreja Católica de mais de um século.
Anteriormente, o papa era velado sob três caixões tradicionais de chipre, chumbo e carvalho. Além disso, o enterro acontecia nas grutas sob a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Confira o testamento deixado pelo papa, clicando aqui.