O ator Otaviano Costa, de 51 anos, revelou em um vídeo compartilhado no Instagram, nesta segunda-feira (22) que precisou passar por uma cirurgia após descobrir aneurisma. Na publicação, o ator aparece no hospital no pós-operatório e conversa com os seguidores. (Veja vídeo abaixo)
Otaviano conta que operou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde deu entrada no dia 8 de julho e passou pelo procedimento, que durou sete horas, no último dia 10.
“Oi, pessoal. Há mais ou menos 30 dias minha vida virou de cabeça para baixo. Eu estava ótimo de saúde, não tinha nenhum sintoma, mas tinha uma dorzinha que estava me incomodando aqui”, disse ele, passando a mão na região do peito.
No vídeo, o ator conta que já estava há dois anos sem conseguir fazer um check-up, até que decidiu se consultar com um médico que eu não conhecia, doutor cardiologista Antônio Macedo, no dia 6 de julho.
Otaviano acrescentou que “num simples ecocardiograma, ele [o médico] detectou o avanço de algo que estava colocando minha vida em risco. Eu estava com um aneurisma da aorta ascendente torácica num nível muito perigoso, que a qualquer momento, por eu não estar com nenhum sintoma externo detectável, eu poderia ter o rompimento da minha aorta”.
Segundo o ator, qualquer esforço que ele fizesse no dia a dia poderia ser fatal.
“Com essa notícia impactante, não contei para a Flávia na quinta-feira (06), era aniversário dela, nem para ninguém da família. Quando meus pais voltaram para Cuiabá resolvi contar para ela no domingo”, relata.
Em conjunto, o casal decidiu ir para São Paulo para se consultar com o Dr. Roberto Kalil, o cardiologista do ator, no Hospital Sírio Libanês. A equipe de cardiologia optou pela cirurgia como solução definitiva para o risco.
No post, o ator mostra ainda o tamanho do curativo que protege os pontos.
O que é um aneurisma?
É a dilatação anormal de uma artéria. Os aneurismas costumam ocorrer na aorta, no cérebro, na parte de trás do joelho, no intestino ou no baço. Um aneurisma pode causar hemorragia interna, acidente vascular cerebral e, em algumas situações, pode ser fatal. Este quadro pode ocorrer em qualquer artéria, no caso do ator, foi na aorta torácica.
Aneurismas costumam apresentar sintomas somente quando se rompem.
O tratamento varia de observação vigilante a uma cirurgia de emergência. A escolha do tratamento depende da localização, do tamanho e da condição do aneurisma.