Panamá anuncia que suspenderá relações diplomáticas com a Venezuela


O presidente do Panamá, José Mulino, disse nesta segunda-feira (29) que o país retirará a sua equipe diplomática da Venezuela e suspenderá todas as relações diplomáticas devido aos resultados eleitorais.

Mulino garantiu que a pausa diplomática durará “até que haja uma revisão completa das cédulas e do sistema de contagem digital que revele a verdadeira vontade popular”.

O Panamá juntou-se à Argentina, Costa Rica, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai na convocação de uma reunião urgente do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O grupo de países insta a organização a emitir uma resolução para “salvaguardar a vontade popular e os princípios fundamentais da democracia” na Venezuela, depois de ambos os candidatos presidenciais venezuelanos afirmarem ter vencido as eleições de domingo.

O presidente da Argentina, Javier Milei, classificou os resultados das eleições como uma “fraude” do presidente Nicolás Maduro, acrescentando que Buenos Aires não reconheceria os resultados.

El Salvador também se recusou a reconhecer os resultados e a República Dominicana manifestou preocupação com os acontecimentos e apelou a uma recontagem dos votos sob supervisão internacional.

OEA fará reunião sobre os resultados

A Organização dos Estados Americanos (OEA) informou nesta segunda-feira (29) que realizará uma reunião de seu conselho permanente sobre os resultados das eleições de domingo na Venezuela, depois que a autoridade eleitoral local proclamou a vitória do partido governista — um resultado que oposição e pesquisadores independentes contestam.

A reunião está marcada para quarta-feira, às 16h (no horário de Brasília), em Washington D.C., depois que 12 países membros solicitaram o encontro. Muitos líderes latino-americanos rejeitaram os resultados ou disseram que é necessária maior transparência.

Com informações da Reuters.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Bolsas com 50 kg de drogas são apreendidas em fiscalização no interior do Pará

A Polícia Militar apreendeu mais de 50 kg de cocaína que foram abandonadas em duas…

Otan afirma que o uso de novo míssil pela Rússia não afetará o curso da guerra

O uso pela Rússia de um novo míssil balístico de médio alcance para atacar a…

Polícia da Bahia prendeu mais de 90 líderes de facções em 2024

Entre os meses de janeiro e novembro deste ano, a Bahia teve 92 líderes de…