Papa canoniza beato por milagre em missão com Yanomamis

CNN Brasil


O papa Francisco canonizou o Beato José Allamano neste domingo (20), no Vaticano. Ele foi glorificado por sua atuação com a comunidade Yanomami, e por milagre que curou indígena.

Durante a celebração Eucarística no ultimo domingo, Francisco canonizou 15 novos santos por, de acordo ele, “viveram o estilo de Jesus: o serviço”. Entre eles, José Allamano foi destacado pelo pontífice, dando-lhe graça pela “atenção às populações mais frágeis e vulneráveis”.

De acordo com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Francisco apelou para que autoridades brasileiras garantam a proteção desse povo.

“Penso em particular no povo Yanomami, da floresta amazônica brasileira, entre cujos membros ocorreu o milagre ligado à canonização de hoje. Apelo às autoridades políticas e civis para que garantam a proteção destes povos e dos seus direitos fundamentais e contra qualquer forma de exploração da sua dignidade e dos seus territórios”, disse o papa.

Além de Allamano, 14 novos santos foram proclamados, na mesma cerimônia, pela autoridade máxima da Igreja Católica, no Dia Mundial das Missões. São eles: o Irmão Manuel Ruiz Lopez e sete companheiros, Francisco, Mooti y Rafael Massabki, José Allamano, Irmã Paradis Marie Leonie e a Irmã Elena Guerra, que, segundo o Santo Padre, “viveram o estilo de Jesus: o serviço”.

Curou Yanomami com crânio aberto por onça

Missionários italianos chegaram ao Brasil em 1965 para uma missão junto ao povo Yanomami, perto da fronteira entre Brasil e Venezuela, na região de Catrimani. A missão Catrimani se tornou uma dos grande projetos da igreja católia, sendo um projeto destacado como um dos mais importantes pela CNBB, que considera a diocese da região é a “mais indígena do Brasil”.

Nessa jornada que atravessa décadas, José Allamano se tornou uma história de destaque, entre tantos outros missionários. Em 7 de fevereiro de 1996, o Beato Allamano intercedeu em favor do indígena Yanomami Sorino, que vivia na Missão Catrimani.

A cura milagrosa do indígena, de acordo com a CNBB, se deu em momento que a medicina tradicional e a ciência médica só podiam esperar sua morte, depois de ter sido atacado por uma onça, que abriu seu crânio.

A Igreja aponta a sobrevivência de Sorino ao fruto da oração fervorosa das Irmãs Missionárias da Consolata, pedindo a intercessão de seu fundador, o Beato José Allamano, no primeiro dia da novena dedicada a ele.

Veja imagem de Sorino.

Beato Allamano intercedeu em favor do indígena Yanomami Sorino, que vivia na Missão Catrimani.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Lula parabeniza Yamandú Orsi por eleição no Uruguai: “Vitória de toda a América Latina e do Caribe“

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou na noite deste domingo…

Caso Igor Peretto: “quero engravidar você“, disse cunhado à esposa da vítima

Rafaela Costa da Silva, viúva e suspeita de envolvimento na morte do comerciante Igor Peretto,…

Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai

O ex-prefeito do município de Canelones, Yamandú Orsi, é eleito presidente do Uruguai, após vitória…