O papa Francisco foi à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, neste sábado (12) para prestar homenagem a Nossa Senhora antes da Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos em 13 de abril.
Segundo um comunicado do Vaticano, o pontífice “se deteve em oração diante do ícone da Virgem, Salus Populi Romani”. Após receber alta do hospital, há três semanas, o papa parou na frente da basílica para entregar flores para a imagem da Virgem Maria.
A homenagem ao ícone de Maria Salus Populi Romani tem sido um costume de Francisco desde o início do papado. A última visita do papa à Basílica de Santa Maria Maior, das mais de 100 realizadas, havia sido em 14 de dezembro de 2024.
O papa deixou o hospital há três semanas depois de mais de um mês internado com problemas respiratórios. Os médicos prescreveram ao pontífice de 88 anos, dois meses de repouso para permitir que seu corpo se recupere totalmente, o que significa que ele pode passar grande parte ou toda a Semana Santa sem aparecer ao público.
A Semana Santa marca o momento em que cristãos lembram o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
Apesar do repouso, Francisco se reuniu na quarta-feira (9) com o rei Charles III e a rainha Camilla, do Reino Unido. O Palácio de Buckingham disse que Charles e Camilla “estavam encantados que o papa estivesse bem o suficiente para recebê-los”.
Na quinta-feira (10), o pontífice fez uma visita não anunciada à Basílica de São Pedro, no Vaticano. O papa, acenando para os visitantes da basílica enquanto os assistentes empurravam sua cadeira de rodas, tinha uma pequena mangueira nasal para receber oxigênio suplementar.